Tecnologia

Sites do Governo do RS ficam fora do ar após ataque hacker

Grupo deixou mensagem para Procergs em buscador

Compartilhe:
08/02/2022 - 10h33min Fabrício Barbosa Corrigir

Sites do Governo do RS foram derrubados na manhã desta terça-feira (8), por um grupo hacker que se identifica como sendo do Paraná. 

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

Após o ataque, os portais gerais com o domínio https://www.rs.gov.br não estão carregando para os usuários, portando os serviços disponibilizados estão temporariamente indisponíveis. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O grupo também deixou um recado para a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul. Procergs. Ao pesquisar "ses rs" no buscador Google é possível ler:  "PROCERGS, você caiu na hackeada da *******. Como penalidade, todos os serviços online do Rio Grande do Sul vão pro saco. :) RS.GOV." 

Foto: ataque hacker ao RS

Segundo informações do portal de notícias g1, representantes do Palácio do Piratini informaram que assim que o problema for resolvido as informações oficiais serão disponibilizadas. 

O que aconteceu

Segundo aponta a descrição de algumas paginas atacadas pelo grupo, o ataque parece tratar-se um "OS Command Injection", tal suspeita torna-se elegível após observarmos a presença do comando linux "uname" comando responsável por retornar informações uteis sobre um determinado servidor, muito utilizado neste tipo de ataque:

Uma injeção de comando do Sistema Operacional é uma vulnerabilidade de segurança da Web que permite a execução de comandos não autorizados do sistema operacional. Uma vulnerabilidade de injeção de comando do SO surge quando um aplicativo da Web envia comandos de sistema não higienizados e não filtrados para serem executados. Devido à validação de entrada insuficiente, um invasor pode injetar seus próprios comandos para serem operados no nível do shell. O invasor introduz comandos do sistema operacional por meio de dados fornecidos pelo usuário, como cookies, formulários ou cabeçalhos HTTP.

Essa é uma vulnerabilidade perigosa, pois os comandos do SO fornecidos pelo invasor geralmente são executados com os privilégios do aplicativo vulnerável. Portanto, um invasor pode obter o controle total do sistema operacional do host injeção de comandos do SO, comprometendo o aplicativo e todos os seus dados.

Ao contrário das vulnerabilidades de injeção de código que existem quando um invasor pode enviar uma entrada executável para um programa e enganar o software para executar essa entrada. Uma vulnerabilidade de injeção de comando explora os pontos fracos de um sistema desprotegido que permite a execução de comandos arbitrários sem ter que injetar código. Ambas as vulnerabilidades surgem da falta de validação adequada de dados de entrada/saída.

Com informações do g1 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASAABBSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAIO 2024COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET