Esportes

Flamengo afirma que não precisa de trabalho mental para jogadores no dia a dia; especialista discorda

Clube ainda não tem um profissional para cuidar psicologicamente dos atletas diariamente. Preparador mental, Lincoln Nunes, mostra a importância na crise

Compartilhe:
15/06/2022 - 16h36min MF Press Global Corrigir

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

No Flamengo, após a era Jesus, são 5 passagens de técnicos diferentes. Dois do mercado europeu, Domènec Torrent e Paulo Souza. Já nos brasileiros, temos em ordem: Rogério Ceni, Renato gaúcho e o recém-chegado, Dorival Jr.
 
Nesse contexto, apenas Ceni foi Campeão Brasileiro, em 2020. Depois do último título de expressão, o Flamengo vem em queda livre no quesito performance. Obviamente, os ex-comandantes têm sua parcela de culpa no desempenho da equipe, mas a o problema não é exclusivo deles.
 
De acordo com o preparador mental e especialista em performance do futebol, Lincoln Nunes, o Flamengo, atualmente, não tem um profissional sequer responsável pela saúde mental dos atletas. “Para o porte do clube isso é inadmissível. Não dá para ser amador na gestão de pessoas e profissional no financeiro. Não adianta o clube ter lucros na casa do bilhão, mas a equipe com um mental abalado. É público que a atual gestão do mais querido não conta com um profissional responsável pela parte da saúde mental no dia a dia do clube.”
 
O número dois do Flamengo, Marcos Braz, disse em entrevista recente ao Canal do jornalista Venê Casagrande que não vê necessidade da presença desse profissional no dia a dia do clube:
 
“Então, se não temos necessidade emergencial, não precisamos ter isso no dia a dia, mas não quer dizer que não achemos que seja pertinente. O Flamengo já pagou, durante este processo, durante dois anos e meio que estou aqui, psicanalista para jogador, o Flamengo pagou. Se pagou, é por que o Flamengo entende que tem e respeita qualquer profissional desta área.”
 
O próprio treinador mental discorda do comentário do VP de futebol do Clube:
 
“Entendo a posição dele, mas a presença de um staff mental no clube é de suma importância. Se conduzirmos apenas atendimentos emergenciais será tratar os sintomas e não a raiz do problema. O que podemos supor e que acontece muito no futebol, incondicionalmente, é a possível falta ou perda de propósito profundo. O propósito profundo está ligado às realizações da vida, sejam elas profissionais ou pessoais e, às vezes, até se misturam.”
 
Segundo o especialista, juntando as temporadas de 2019-2020, o Flamengo angariou 2 Brasileiros, uma Libertadores e 2 Supercopas, sem contar o empilhamento de cariocas. Diante disso, o preparador mental diz ser necessário conviver positivamente com o peso dos títulos.
 
“O mais difícil de ser campeão é se manter no topo, algumas pessoas quando atingem o auge, automaticamente, descansam. Isso é algo normal e indicado, relaxar após tanto esforço. No entanto, quando o propósito profundo está direcionado a outra coisa, por exemplo, estes títulos estarem relacionados a uma figura de comando em específico no inconsciente coletivo, com certeza,  isso abala o desempenho em campo.”
 
Lincoln teve, recentemente, duas pesquisas aprovadas e uma, inclusive, já publicada. Nela o preparador conta sobre o seu trabalho com Emerson Royal, lateral da Seleção e Tottenham. O especialista em performance também atendeu Philippe Coutinho, além de jogadores do Campeonato Brasileiro.
 
“Conseguimos provar o quanto o trabalho mental facilita a resposta do jogador em campo, do goleiro ao atacante. O melhor, são os dados do crescimento em rendimento nos momentos em que há mais pressão, aumentos de quase 2% na média de acertos nas tomadas de decisão. Não convivo no dia a dia do clube, mas posso afirmar que uma das chaves para a volta aos dias de glória está no mental e comportamental da equipe”, finalizou.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
TBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARES
AABBCÂMERAS