Esportes

Flamengo afirma que não precisa de trabalho mental para jogadores no dia a dia; especialista discorda

Clube ainda não tem um profissional para cuidar psicologicamente dos atletas diariamente. Preparador mental, Lincoln Nunes, mostra a importância na crise
15/06/2022 - 16h36min MF Press Global Corrigir

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

No Flamengo, após a era Jesus, são 5 passagens de técnicos diferentes. Dois do mercado europeu, Domènec Torrent e Paulo Souza. Já nos brasileiros, temos em ordem: Rogério Ceni, Renato gaúcho e o recém-chegado, Dorival Jr.
 
Nesse contexto, apenas Ceni foi Campeão Brasileiro, em 2020. Depois do último título de expressão, o Flamengo vem em queda livre no quesito performance. Obviamente, os ex-comandantes têm sua parcela de culpa no desempenho da equipe, mas a o problema não é exclusivo deles.
 
De acordo com o preparador mental e especialista em performance do futebol, Lincoln Nunes, o Flamengo, atualmente, não tem um profissional sequer responsável pela saúde mental dos atletas. “Para o porte do clube isso é inadmissível. Não dá para ser amador na gestão de pessoas e profissional no financeiro. Não adianta o clube ter lucros na casa do bilhão, mas a equipe com um mental abalado. É público que a atual gestão do mais querido não conta com um profissional responsável pela parte da saúde mental no dia a dia do clube.”
 
O número dois do Flamengo, Marcos Braz, disse em entrevista recente ao Canal do jornalista Venê Casagrande que não vê necessidade da presença desse profissional no dia a dia do clube:
 
“Então, se não temos necessidade emergencial, não precisamos ter isso no dia a dia, mas não quer dizer que não achemos que seja pertinente. O Flamengo já pagou, durante este processo, durante dois anos e meio que estou aqui, psicanalista para jogador, o Flamengo pagou. Se pagou, é por que o Flamengo entende que tem e respeita qualquer profissional desta área.”
 
O próprio treinador mental discorda do comentário do VP de futebol do Clube:
 
“Entendo a posição dele, mas a presença de um staff mental no clube é de suma importância. Se conduzirmos apenas atendimentos emergenciais será tratar os sintomas e não a raiz do problema. O que podemos supor e que acontece muito no futebol, incondicionalmente, é a possível falta ou perda de propósito profundo. O propósito profundo está ligado às realizações da vida, sejam elas profissionais ou pessoais e, às vezes, até se misturam.”
 
Segundo o especialista, juntando as temporadas de 2019-2020, o Flamengo angariou 2 Brasileiros, uma Libertadores e 2 Supercopas, sem contar o empilhamento de cariocas. Diante disso, o preparador mental diz ser necessário conviver positivamente com o peso dos títulos.
 
“O mais difícil de ser campeão é se manter no topo, algumas pessoas quando atingem o auge, automaticamente, descansam. Isso é algo normal e indicado, relaxar após tanto esforço. No entanto, quando o propósito profundo está direcionado a outra coisa, por exemplo, estes títulos estarem relacionados a uma figura de comando em específico no inconsciente coletivo, com certeza,  isso abala o desempenho em campo.”
 
Lincoln teve, recentemente, duas pesquisas aprovadas e uma, inclusive, já publicada. Nela o preparador conta sobre o seu trabalho com Emerson Royal, lateral da Seleção e Tottenham. O especialista em performance também atendeu Philippe Coutinho, além de jogadores do Campeonato Brasileiro.
 
“Conseguimos provar o quanto o trabalho mental facilita a resposta do jogador em campo, do goleiro ao atacante. O melhor, são os dados do crescimento em rendimento nos momentos em que há mais pressão, aumentos de quase 2% na média de acertos nas tomadas de decisão. Não convivo no dia a dia do clube, mas posso afirmar que uma das chaves para a volta aos dias de glória está no mental e comportamental da equipe”, finalizou.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
Borgte Consórcios VEÍCULOS
GRÁFICA.COM
LEDEJAR
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
CÂMERAS
IDEALPLAST
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETBorgte Consórcios VEÍCULOSGRÁFICA.COMLEDEJARFUNERÁRIA CONCÓRDIA
CÂMERASIDEALPLASTFUNERÁRIA CAMAQUENSE