Política

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instala Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A Frente Parlamentar é instalada para intensificar ações de conscientização e elaborar leis para proteger a vida das mulheres

Compartilhe:
04/04/2023 - 08h57min Corrigir

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou, na tarde desta segunda-feira (3), a Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que será coordenada pelo deputado estadual Adão Pretto Filho (PT). A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de conscientização junto aos homens e elaborar leis para proteger a vida das mulheres.

A solenidade contou com a presença de representantes dos poderes, entidades e movimentos sociais no Salão Júlio de Castilhos. A Frente Parlamentar foi criada em 2011 pelo ex-deputado Edegar Pretto (PT), que liderou os trabalhos até 2022. A recriação da Frente foi requerida por Adão Pretto e aprovada por parlamentares de diferentes partidos.

Adão Pretto chamou atenção para os números alarmantes da violência contra a mulher nos primeiros dois meses de 2023. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o estado já registrou 3.669 casos de lesão corporal, 389 estupros e 15 feminicídios. O coordenador da Frente avalia que o aumento da violência familiar e doméstica exige ações de prevenção e combate com respostas rápidas às vítimas, e destaca que a recriação da Frente une esforços nesse sentido.

"Me coloco à disposição e ao lado das mulheres, porque não podemos aceitar os altos índices de violência", disse o deputado. Ele ainda ressaltou que a cultura machista é uma prática transmitida de geração em geração, e para alterá-la, é preciso trabalhar com ações e diálogos com crianças e jovens, realizados através da educação. "Quero criar um grupo de trabalho para projetos de lei e campanhas de conscientização", adiantou.

A presença de autoridades no lançamento da Frente mostra a importância do tema do fim da violência contra as mulheres. Telia Negrão, coordenadora nacional da campanha Levante Feminista contra o Feminicídio e Lesbocídio, destacou que cerca de 1.500 mulheres perdem a vida todos os anos de forma violenta por serem mulheres. Para a ativista, não haverá como combater e enfrentar a violência se não chamar a consciência dos homens que a perpetram.

A defensora pública e dirigente do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, Liseane Hartmann, chamou atenção para a importância de envolver os homens no combate à violência contra as mulheres. Por vídeo, o ex-deputado Edegar Pretto, presidente da Conab, afirmou que foi um privilégio ter presidido a Frente Parlamentar e desejou sorte ao irmão, Adão Pretto, na condução dos trabalhos.

A solenidade de instalação também contou com a apresentação da cantora Rosângela Silveira e a presença de parlamentares, gestões municipais, membros da segurança pública, universidades, entre outros.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAIO 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
AFUBRA MAIO 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARES