Política

Servidores do Daer denunciam colapso diante da falta de trabalhadores, baixos salários e sobrecarga da categoria

Deputada Luciana Genro ouve demandas de servidores do DAER em Passo Fundo e afirma compromisso em lutar pela categoria

Compartilhe:
03/05/2023 - 16h06min Corrigir

Na última terça-feira (2), a pedido de servidores  do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) lotados em Passo Fundo, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) ouviu as demandas da categoria, que tem sofrido com o sucateamento da instituição. Participaram, de forma remota, trabalhadores de todo o estado.

A deputada reafirmou o compromisso de lutar ao lado dos trabalhadores do Daer, que sofreram com o desmantelamento dos serviços públicos por parte dos últimos governos, e reforçou a importância da mobilização da categoria para pressionar o governo.

“A situação do Daer parece ser mais crítica do que a de outros setores, mas faz parte do desmonte que os governos Leite e Sartori já vinham fazendo. Meu gabinete está aberto para receber relatos dessas situações nas cidades do interior e organizar em um dossiê. Eu me comprometo em dar voz às denúncias de sucateamento da estrutura do Daer assim como o baixo nível salarial destes trabalhadores, que contam apenas com migalhas do governo”, frisou Luciana Genro.

Gelso Bertoncello e José Costa e Silva solicitaram a agenda com a deputada e trouxeram temáticas relacionadas à defasagem salarial, tanto de servidores na ativa, quanto de aposentados, sugerindo a possibilidade de uma reparação financeira através da Gratificação de Produtividade Rodoviária. 

“Tem servidor que trabalhou mais de 30 anos no Daer e recebe mil e poucos reais, até menos. Tem como parar de trabalhar? Não tem! Os que ainda têm um pouco de saúde se obrigam a trabalhar mesmo depois de aposentados para sobreviver. Essa é uma das reivindicações de todos que trabalham ou trabalharam nessa estrutura que é gigantesca,” destacou Gelso.

Uma grande parte destes trabalhadores dedicou sua vida toda ao serviço público e conta com uma defasagem salarial de 60%, em que muitos cargos de nível médio recebem menos de um salário mínimo. Os dados foram comprovados por contracheques apresentados: um deles tem apenas R$ 715 de salário-base. Eles denunciaram que possuem o pior plano de carreira do estado.

Os servidores ainda alertaram para o risco iminente de um colapso nas atividades, causado pela falta de estrutura para lidar com o plano de obras do departamento. Destacaram que esta situação exige uma abordagem profissional e imediata para garantir que o Daer não tenha o mesmo destino de muitos setores do serviço estadual, que são sucateados até se tornarem insustentáveis.

O presidente do SISDaer-RS, Sergio Roza, destacou que um estudo do próprio departamento revelou que apenas 131 funcionários estarão na ativa no Daer em 2026. Ele defendeu a urgência na realização de um concurso público e de salários que sejam condizentes com os cargos.

Já o engenheiro João Batista pontuou que somente no ano passado os servidores do Daer no interior do estado foram responsáveis por administrar e fiscalizar a aplicação de mais de R$ 1,5 bilhão em obras, mesmo com a falta de profissionais para garantir um serviço de excelência.  

Na quinta-feira (4), a partir das 9h, a Sociedade dos Técnicos Universitários do Daer terá um momento de fala na Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa. Na agenda relacionada aos Assuntos Gerais, será apresentada a situação atual do Daer, com destaque para a desvalorização do quadro de servidores e o consequente risco para o plano de obras rodoviárias do Rio Grande do Sul.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)