Política

Lula envia ao Congresso projeto de valorização do salário mínimo

Projeto de lei apresentado por Lula visa restabelecer a valorização do salário mínimo com base na inflação e crescimento do PIB

Compartilhe:
05/05/2023 - 13h03min Corrigir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para restabelecer a política de valorização do salário mínimo. De acordo com o Planalto, o texto prevê que os reajustes anuais no salário mínimo têm por base a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos 12 meses anteriores, acrescido da taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo ano anterior ao vigente.

Essa medida, que foi colocada em prática em 2007 e convertida em lei em 2011, foi interrompida pelo governo de Jair Bolsonaro. Anteriormente, a valorização desses ganhos contribuiu para que o salário mínimo alcançasse aumento real de 77% entre 2003 e 2015, o que também contribuiu para a retirada do país do Mapa da Fome e para a redução da desigualdade social.

Segundo uma nota divulgada pela Presidência da República, Lula destacou que a valorização do salário mínimo beneficia a sociedade como um todo. "Com mais dinheiro em circulação, as vendas do comércio aumentam, a indústria produz mais. A roda da economia volta a girar e novos empregos são criados", disse o presidente.

O texto também prevê que, caso o Produto Interno Bruto (PIB) seja negativo, o reajuste do salário mínimo será pelo índice da inflação vigente no período. O governo federal lembra que o salário mínimo é referência para repasses diretos feitos a mais de 25 milhões de brasileiros, via aposentadorias, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Seguro Desemprego. Juntos, esses repasses chegam a R$ 470 bilhões por ano.

A proposta será analisada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Com informações da Agência Brasil

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
CÂMERASAABBFUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)