Tecnologia

Observatório do comércio eletrônico é criado pelo Ministério do Desenvolvimento

Plataforma do governo mapeia e oferece informações relevantes sobre o comércio eletrônico no país

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11/05/2023 - 13h15min Corrigir

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços criou o Observatório do Comércio Eletrônico, uma plataforma digital que mapeia o setor no Brasil. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Receita Federal e utiliza a base de dados da nota fiscal eletrônica para oferecer informações detalhadas sobre o mercado de e-commerce no país.

A plataforma é pública e gratuita e disponibiliza informações como as categorias de produtos mais vendidas, o valor das transações, as regiões de origem e destino dos produtos e trendências do mercado. No período entre 2016 e 2022, o produto que movimentou o maior montante foi o telefone celular, com 11,5% do total de vendas, o equivalente a R$ 72,1 bilhões em dinheiro. Em segundo lugar, estão os televisores, que representaram 4,5% do total (R$ 28 bilhões). Os notebooks, tablets e similares aparecem em terceiro lugar, com R$ 21 bilhões em vendas, seguidos da venda de livros, brochuras e impressos semelhantes, que responderam por 2,6% do total (R$ 16,8 bilhões).

O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do ministério, Uallace Moreira Lima, afirmou que "ter uma plataforma como esta, com acesso a informações, é extremamente importante para analisarmos o mercado, as oportunidades e os desafios, proporcionando aos atores que compõem este ecossistema indicativos que possam promover o aumento das vendas ou até mesmo reduzir os custos de transações.

A plataforma do Observatório do Comércio Eletrônico complementa as fontes de informações já existentes sobre o setor e oferece dados mais precisos e atualizados sobre o comércio eletrônico no Brasil. A ferramenta será útil para empresários do setor que terão informações gerenciais mais relevantes para tomarem decisões estratégicas sobre o funcionamento do seu negócio.

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