Política

Cinco projetos de lei serão discutidos na sessão desta segunda-feira da Câmara Municipal de Camaquã

A maioria das propostas em discussão trata da reforma da previdência no município

Compartilhe:
19/06/2023 - 09h55min Corrigir

Cinco projetos de lei compõem a ordem do dia da sessão ordinária desta segunda-feira (19) da Câmara de Vereadores de Camaquã. As propostas são de autoria do Poder Executivo. Além disso, uma medida legislativa também será discutida pelos vereadores. A reunião ocorre no plenário da Casa das Leis a partir das 19 horas, com transmissão pelo YouTube.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 3/2023 tem como objetivo alterar a redação do artigo 92 da Lei Complementar Municipal nº 390/2002, que trata do adicional por tempo de serviço. Trata-se da proposta integrante do conjunto de ações relacionada à reforma da previdência promovida pelo Executivo Municipal. O projeto impacta nos gastos de despesas com pessoal e também nos valores da aposentadoria.

A lei estabelece a regra de que o servidor precisa ter, no mínimo, sete anos e seis meses completos de serviço público no município para garantir direito à incorporação do adicional de 15% quando completar o período de 15 anos de trabalho e o de 10% quando o trabalhador alcançar 25 anos de serviço. 

Já o Projeto de Lei (PL) nº 24/2023 institui o Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis) para o município com o intuito de recuperar créditos inscritos em dívida ativa cujos contribuintes encontram dificuldades de quitar suas obrigações tributárias com a prefeitura. 

Enquanto isso, o PL nº 26/2023 autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional especial de R$ 6 milhões com recurso proveniente da redução orçamentária. O objetivo da proposta é utilizar o montante para que seja possível empenhar despesas orçamentárias com aportes periódicos destinados à cobertura do déficit atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Por fim, o PL nº 27/2023 propõe a abertura de crédito adicional especial de R$ 1.740.000,00 para suprir as necessidades orçamentárias da Secretaria Municipal da Infraestrutura, enquanto o PL nº 28/2023 busca modificar o Plano Plurianual de Governo (PPA) 2022 a 2025, aprovado pela Lei nº 2.476/2021. A proposta tem por finalidade alterar com emenda modificativa na Secretaria Especial de Governo, adequando a Ação 1.050, para atender amplamente a execução de obras e aquisição de máquinas e equipamentos, visando estruturação para melhor atendimento nos serviços prestados pela Prefeitura Municipal.

Além desses projetos, o gabinete do vereador Ilson Meireles (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei Legislativo (PLL) nº 7/2023, que busca alterar a ementa e os artigos da Lei nº 2.241/2019, que instituiu o Programa Aluno Nota Dez no município. O projeto é destinado a homenagear, anualmente, os estudantes do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e Anos Finais do 6° ao 9º ano que obtenham a melhor avaliação da rede municipal, estadual e particular de Camaquã.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024
Mais Lidas
AABBCÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024COMERCIAL BLOG DO JUARES