Política

Quatro projetos serão discutidos na Câmara de Vereadores de Camaquã nesta segunda-feira

Duas propostas já estão em primeira discussão e votação

Compartilhe:
21/08/2023 - 08h49min Corrigir

Quatro projetos estão em discussão e votação na sessão ordinária desta segunda-feira (21) da Câmara de Vereadores de Camaquã. A reunião ocorre a partir das 19 horas no plenário da Casa das Leis e tem transmissão pelo canal do YouTube da TV Câmara Camaquã.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 3/2023, apresentado pelo Poder Executivo, propõe alterações no artigo 92 e seus parágrafos da Lei Complementar Municipal nº 390/2002, que trata do adicional por tempo de serviço. As mudanças têm como objetivo atualizar a redação da lei e promover outras providências. O projeto está em segunda discussão e votação.

A proposta impactará nos gastos com pessoal e nos valores das aposentadorias. No entanto, foi estabelecida uma regra de transição para os servidores que, na data em que a lei entrar em vigor, possuam no mínimo sete anos e seis meses completos de serviço público no município. Esses servidores terão direito à incorporação de 15% quando completarem 15 anos de serviço e de 10% àqueles que completarem 25 anos de carreira.

Já o PLC nº 4/2023, de autoria do Poder Executivo, propõe a inclusão do inciso XII e suas alíneas no artigo 26 da Lei Complementar nº 509/1979. O objetivo dessa inclusão é promover alterações na referida lei de isenção da cobrança do Imposto Territorial e Predial Urbano sobre os lotes pertencentes a loteamentos recém aprovados pelo município até o momento de começarem as vendas dos lotes. O tempo da isenção será de dois anos a contar da data da aprovação do loteamento.

A ação do governo tem o propósito de fomentar o ramo imobiliário aumentando a oferta e consequentemente a concorrência, trazendo vantagens aos moradores e ainda auxiliar na eliminação do déficit habitacional da cidade. O projeto encontra-se em primeira discussão.

O PLC nº 5/2023, também de autoria do Poder Executivo, tem como objetivo realizar modificações na alínea "a" e "b" do inciso I, bem como no § 3º do artigo 8º e incluir o inciso III na Lei nº 4/1989. A proposta complementa o PLC nº 4 e atualiza o valor da isenção da cobrança do Imposto sobre a Transmissão “inter-vivos”, por ato oneroso, de bens imóveis e de direitos reais a eles relativos (ITBI). Além disso, institui a isenção para casos de aquisição de imóveis adquiridos por meio de programas habitacionais instituídos por políticas públicas. O projeto entra e primeira discussão.

Outra pauta da sessão ordinária desta segunda-feira é o Projeto de Lei Legislativo (PLL) nº 10/2023, apresentado pelo vereador Vitor Azambuja (Progressistas), que tem como proposta a nomeação das ruas A e B do Loteamento Falcão Residence, localizado no Bairro Dona Tereza. As vias seriam denominadas de São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis. O projeto encontra-se em sua segunda discussão e votação.

Na reunião também haverá a leitura do Parecer nº 1/2023, emitido pela Comissão de Orçamento, Finanças e Controle Externo, que considera admissível o Projeto de Lei nº 34/2023. A proposta dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2024 e prevê outras medidas. A comissão é composta pelos vereadores Claiton Silva (PDT) como presidente, Vitor Azambuja como vice e Vaterson Bônus (Progressistas) como 1º secretário. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETCÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAIO 2024