Política

Vereador repudia injúria racial ocorrida durante jogo de futsal em Camaquã

Mano Martins (União Brasil) apresentou Moção de Repúdio na sessão ordinária dessa segunda-feira (21) e pediu apuração imediata do caso

Compartilhe:
22/08/2023 - 09h18min Corrigir

O vereador Mano Martins (União Brasil) apresentou, nessa segunda-feira (21), uma Moção de Repúdio à Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), em decorrência de um ato de injúria racial praticado por um torcedor durante a semifinal do campeonato Taça Camaquã de Futsal. O episódio ocorreu no Ginásio Municipal de Esporte na noite da última quinta-feira (17).

No jogo entre as equipes do Vélez da Granja e Frankfurt, um torcedor, que ainda não foi identificado, proferiu ofensas racistas contra o jogador Matheus Braga, do Frankfurt. "Não se pode aceitar que quem pratica racismo o faz de forma inconsciente, sobretudo, por ser um comportamento socialmente reprovável, de caráter amplo contra todo o coletivo negro, pois a atribuição da imagem de “macaco” aos negros é praxe histórica dos ataques racistas. Aliás, não se pode mais aceitar que o racismo seja algo corriqueiro em nossa sociedade atual, tão menos, no espaço do desporto", destacou o parlamentar.

Martins manifestou solidariedade ao jogador Matheus Braga e pede uma investigação imediata e rigorosa do caso, a fim de responsabilizar os agressores. "Lamento profundamente que ainda existam tantas situações de racismo dentro das atividades esportivas, bem como a falta de resposta imediata das autoridades competentes para coibir tais atos. Espero que a Secretaria Municipal de Educação tome as medidas cabíveis para punir os autores, a fim de inibir e coibir atos similares, aperfeiçoando as práticas de combate ao racismo na afirmação e respeito aos DIREITOS HUMANOS", comentou Mano.

A Moção foi lida pelo vereador na sessão ordinária dessa segunda e será protocolado nos anais da Câmara de Vereadores. O caso também foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do município. 

Semifinais marcadas por confusão

Na mesma rodada, houve confusão entre torcidas após o encerramento do jogo do Vélez da Granja contra o Frankfurt perto dos vestiários. A Força Tática da Brigada Militar (BM) precisou intervir para conter os envolvidos na discussão.

Porém, uma nova briga foi registrada na parte externa do ginásio – mobilizando mais uma vez a guarnição da BM. Foram utilizadas balas de borracha e cassetetes para tentar dispersar os envolvidos. Ao menos uma pessoa ficou ferida com gravidade e precisou de atendimento médico no hospital. 

A reportagem do Blog do Juares (BJ News) recebeu informações de que as balas de borracha teriam atingido outras pessoas alheias ao ocorrido e até mesmo uma servidora da Prefeitura de Camaquã que prestigiava o evento. “Polícia batendo de graça em todo mundo. Dando tiro de bala de borracha. Pegou em mim, assim como pegou em várias mulheres, crianças...”, relatou uma internauta. Segundo ela, a confusão teria começado antes dos jogos.

Vídeos e fotos que circulam pelas redes socias mostram parte da ação da BM em frente ao Ginásio de Esportes. Duas pessoas foram detidas e encaminhadas para prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Camaquã.

A BM não se manifestou oficialmente sobre o caso. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
AFUBRA MAIO 2024
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASAABBAFUBRA MAIO 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSE