Educação

Escola Manoel da Silva Pacheco e comunidade se mobilizam contra municipalização do educandário em Camaquã

Direção da escola estadual recebeu documento, na semana passada, oficializando a intenção de municipalização

Compartilhe:
16/10/2023 - 16h41min Corrigir

Direção, quadro de funcionários e comunidade se mobilizam contra a intenção de municipalização da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel da Silva Pacheco, em Camaquã. Outro educandário da cidade, a Escola São Bernardino de Sena (Premem), já estaria passando por processo ou intenção de municipalização há cerca de dois anos.

O portal de notícias Blog do Juares (BJ News) esteve no Manoel e conversou com a direção da escola. De acordo com Ivani Moreira, diretora, a escola foi comunicada oficialmente sobre a decisão do Governo do Rio Grande do Sul, na última quarta-feira (11). Segundo apurou o BJ News, está decisão teria sido após reunião ou reuniões do governador do estado Eduardo Leite com o prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira, ambos do PSDB, e a 12ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação).

A Escola Manoel da Silva Pacheco está localizada na Rua Acindino Inácio Dias, 727, bairro Olaria, tem 67 anos de história, o Ideb é alto. Atualmente, conta com cerca de 450 alunos, com todas as salas em funcionamento com ares-condicionados e chromebook.

Conforme o parecer n° 867/2007 do Conselho Estadual de Educação (CEEd), “o processo de transferência da mantença das escolas só pode acontecer se houver um acordo entre a comunidade escolar, o Estado e o Município. É necessária, inclusive, a apresentação da Ata de reunião do Conselho Escolar em que conste a manifestação da comunidade”.

A direção da Escola Manoel da Silva Pacheco fará uma reunião no estabelecimento de ensino com professores, direção e comunidade na terça-feira (17), a partir das 19 horas, para tratar sobre a questão da intenção de municipalização do estabelecimento de ensino. No encontro, deverá ter a presença da coordenadora da 12ª CRE, Claudete Oliveira, ou representante dela.

O Blog do Juares entrou em contato com a 12ª CRE e a Secretaria da Educação de Camaquã para se posicionarem sobre o caso, porém, até o fechamento da edição desta matéria, ainda não havia obtido resposta.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AFUBRA MAIO 2024
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉAABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEAFUBRA MAIO 2024CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNET