Educação

Encontro entre Coordenadoria Estadual, comunidade e autoridades debate sobre municipalização da EEEF Manoel da Silva Pacheco em Camaquã

Reunião aconteceu na noite dessa terça (17) nas dependências do educandário

Compartilhe:
18/10/2023 - 10h38min Corrigir

Uma reunião sobre a possível municipalização da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Manoel da Silva Pacheco ocorreu na noite dessa terça-feira (17), no pátio do educandário, no bairro Olaria, em Camaquã. Ação teve participação de representantes da 12ª Coordenadoria Regional de Educação, comunidade escolar e de autoridades do legislativo do município.

A equipe de reportagem do Blog do Juares (BJ News) acompanhou a reunião que contou com grande participação da comunidade. Foi formado uma mesa composta por representantes das diferentes esferas para apresentar os argumentos prós e contras o ato de municipalizar a escola.

A Coordenadora de 12ª CRE, Claudete Silva de Oliveira, representou o estado, e explicou que a ação vem acontecendo em várias cidades, e que passar as escolas de ensino fundamental para os executivos municipais é uma política do governo de Eduardo Leite (PSDB). Ela ainda salientou que a decisão final carece de um entendimento dos três entes: Estado, Governo Municipal e comunidade.

Representando os pais de alunos, Edson e Ana Jandira apresentaram o parecer da comunidade sobre a proposta estadual. Em uma decisão unânime, a população se mostrou contrária a política governamental. De acordo com Ana, o funcionamento da escola é eficiente e a estrutura é adequada para garantir o aprendizado dos alunos e que a máxima de não mexer no que está dando certo deve prevalecer.

Foi criado um abaixo-assinado online que já conta com quase 1500 assinaturas contra a municipalização. Ele pode ser acessado clicando AQUI

No evento, estiveram presentes o Deputado Estadual Zé Nunes (PT) e os representantes do legislativo de Camaquã, Vitor Azambuja (PP), Vaterson Bônus (Republicanos), Ronaldinho Renocar (PP), Claiton Silva (PDT), Marivone Ramos (PT) e Mano Martins (União Brasil).

Em fala, Vitor Azambuja disse que a vontade da comunidade deve ser respeitada e pediu que a decisão do executivo seja de não municipalizar a escola.

O pai de aluna e representante do executivo, Alex Patroman falou que a decisão não está tomada, e que a vontade da comunidade vai ser levada em conta.

De forma exclusiva, a equipe do Blog do Juares conversou com Daniela, mãe de aluna, que falou da sua insatisfação com a medida: “Se o município não tem dinheiro para manter as outras escolas, como vai ter dinheiro para manter a nossa?” , questionou ela. 

Veja a conversa completa com Daniela:

 

Em determinado momento os ânimos se exaltaram e cobranças foram feitas pela não participação do prefeito Ivo de Lima Ferreira (PSDB) na reunião. Veja o vídeo:

A ata da ação foi lida por uma representante da escola e todos os presentes assinaram ela. Confira as imagens da reunião:

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAIO 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
AFUBRA MAIO 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERAS