Política

Câmara de Vereadores de Camaquã discute projetos sobre regularização de loteamentos e doação de área pública

Sessão ordinária pode ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais do Legislativo camaquense

Compartilhe:
30/10/2023 - 15h12min Corrigir

A ordem do dia da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã conta com três projetos em discussão e votação. O encontro acontece a partir das 19 horas desta segunda-feira (30), no plenário da Casa das Leis, e tem transmissão ao vivo pela página do Facebook e pelo canal do YouTube da TV Câmara Camaquã. 

O Projeto de Lei (PL) nº 43/2023, enviado pelo Poder Executivo, busca estabelecer regras para a implantação e regularização de loteamentos de acesso controlado no município. "A forma de se agrupar e edificar são de interesse tanto do particular quanto do Poder Público. Por isso, o direito deve regular a matéria. Pelos jurisconsultos, o tema faz parte do direito urbanístico, com viés administrativo, constitucional, civilista e empresarial. Exordialmente, deve-se fazer a distinção entre solo rural e urbano. Assim, a ocupação do solo rural é de competência da União. Já o solo urbano é de competência legislativa do Município. Contudo, a Lei Federal nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, disciplina que o parcelamento do solo urbano somente pode ser levado a efeito mediante loteamento ou desmembramento (caput do art. 2º). Por loteamento (§ 1º do art. 2º), considera-se a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouro", pontua o Executivo.

Já o PL nº 44/2023, também de autoria do Poder Executivo, propõe a doação de uma área pública para a Associação de Comboios de Amigos Sul América (ACASA). "O bem a que se refere o caput desse artigo é uma área na quadra 678, com área 9.600,00 m² (nove mil e seiscentos metros quadrados), com frente para a Rua Montenegro esquina com a Rua Canguçu, no Bairro Viégas, nesta cidade de Camaquã-RS, localizado no quarteirão formado pelas ruas: Montenegro, Canguçu, Tupanceretã e Teixeira de Freitas, tendo as seguintes divisas e confrontações: ao Norte, onde faz frente na extensão de 30,00m com a Rua Montenegro; ao Leste na extensão de 90,0m com a Rua Teixeira de Freitas; daí por outra linha reta, na extensão de 50,0m no sentido Leste-Oeste e daí por outra linha reta, na extensão de 80,0m, no sentido Sul-Norte, com o lote 1ª de propriedade do Município de Camaquã; ao Sul, na extensão de 80,0m, com a Rua Tupanceretã e ao Oeste, na extensão de 170,0m com a Rua Canguçu, conforme descrita na matrícula nº 31.710, do Registro de imóveis de Camaquã-RS", detalha o governo municipal no documento.

A entidade pretende construir sede própria no município e possui atividades ligadas à promoção de eventos sociais e festivos; contribuição para o desenvolvimento humano e promocional dos associados através de medidas protetivas e promocionais, reivindicatórias, de assistência social, além de contribuir para o amparo sócio–familiar do associado, intercomunicação de notícias, receber e distribuir recursos de qualquer espécie e de qualquer natureza, providos de doações, convênios, ações beneficentes, representar os associados junto aos poderes públicos, conselhos e outras entidades existentes na comunidade, dando-lhes conhecimento dos problemas da classe integrante da Associação, pleiteando direitos e respectivas soluções, além de promover o desenvolvimento de práticas culturais, educacionais de saúde e esportivas.

Por sua vez, o Projeto de Lei Legislativo (PLL) nº 12/2023, proposto pela vereadora Marivone Ramos (PT), visa instituir o Dia Municipal da Gentileza, a ser comemorado todos os anos no dia 13 de novembro. A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Participação Comunitária, Cidadania, Defesa do Consumidor e de Direitos Humanos, em reunião na última quinta-feira (26). A comissão é composta pelo presidente, vereador Márcio Nunes (MDB), vice-presidente, vereador Renato Cabeleireiro (PSDB), e pelo secretário, vereador Ilson Meireles (PSDB).

Entre os demais documentos da sessão estão os memorandos dos vereadores Ronaldinho Renocar (Progressistas), Vaterson Bônus (Republicanos) e Marivone Ramos manifestando interesse em participar da frente parlamentar em apoio aos usuários da Equatorial. A concessionária de energia elétrica é alvo de diversas reclamações pelas constantes quedas de luz e insatisfação pelo serviços prestados na cidade. 

Também foram protocolados cinco Pedidos de Providências para fiscalização e autuação referentes a descartes irregulares de lixo, manutenção, patrolamento e cascalhamento de vias nas zonas urbana e rural, como também o conserto do asfalto na Rua Olavo Moraes, no centro da cidade. 

A Mesa Diretora encaminhou uma Moção de Cumprimentos à escritora Iara Schmegel pela patronagem da 42ª Feira do Livro de Camaquã, realizada entre os dias 19 e 23 de outubro.

Por fim, o ofício encaminhando documentos complementares ao PL nº 51, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a prefeitura a celebrar contrato de sete motoristas, 10 serviçais, quatro operários e dois Eegenheiros para atender necessidade temporária de excepcional interesse público em regime de urgência. A contratação ocorrerá por meio do processo seletivo simplificado já homologado e ainda vigente.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERASTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAIO 2024AABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉ