Política

Câmara de Camaquã aprova projeto de concessões e parcerias para a prestação de serviços de saneamento básico

Executivo camaquense já havia demonstrado descontentamento com os serviços prestados pela Corsan na cidade

Compartilhe:
21/11/2023 - 09h42min Corrigir

Por unanimidade, os vereadores de Camaquã aprovaram o projeto criado pelo Executivo sobre a delegação da prestação de serviços públicos de saneamento básico por meio de concessões e parcerias público-privadas na sessão ordinária dessa segunda-feira (20). 

O Projeto de Lei (PL) n° 37/2023 também traz medidas para regulamentar essas ações e outras providências relacionadas. A pauta tramitava na Câmara Municipal desde a sessão ordinária de 21 de agosto e estava em 2ª discussão e votação.

"Cumpre observar que, a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, realizado de forma insatisfatória pela CORSAN em todo o Estado do Rio Grande do Sul, de modo geral, e no município de Camaquã, em especial, corroborado pelo fato de que diversas Prefeituras terem se negado de assinar o termo aditivo do contrato de programa no prazo de regularização previsto no Marco de Saneamento Legal", destaca o governo camaquense. "Para tanto, destaca-se que a competência municipal para dispor acerca de autorizações, permissões e concessões de uso de bens públicos municipais, prevista no inciso IV, do art. 9º, da Lei Orgânica do Município, a qual também trata da competência da Câmara Municipal de Vereadores em legislar sobre a concessão de serviços públicos municipais. Ressalta-se, os serviços de saneamento impactam diretamente na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo", completou. 

Durante reunião com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) na última quinta (16), o prefeito Ivo de Lima Ferreira (PSDB) e o vice Abner Dillmann (PSDB) detalharam alguns casos em que os consertos realizados pela companhia foram mal feitos no que se refere a requalificação das vias. Foi ressaltado ainda que em diversas manutenções na pavimentação, realizadas pela Corsan, o asfalto ou calçamento ficam irregulares.

O governo municipal também cobrou da empresa um gerador para diminuir os casos de falta d’água na cidade ou amenizar os seus impactos.

Na reunião, foi destacado pelo Executivo camaquense a importância de haver um acompanhamento técnico das obras, pois não estão sendo seguidos o mínimo de requisitos para o corte e aplicação de asfalto. Além disso, houve ainda um reforço na cobrança pela qualidade na prestação do serviço de abastecimento, visto que há uma frequente falta de água no município.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET