Política

Aprovados projetos de reajuste salarial aos servidores públicos de Sentinela do Sul

Sessão ocorreu na noite dessa sexta-feira (22) no Plenário Aquilino Benelli. As leis entram em vigor a partir de janeiro

Compartilhe:
23/12/2023 - 14h17min Corrigir

Os três projetos de lei que tratam da reestruturação do plano de carreira e salários do quadro geral dos servidores públicos de Sentinela do Sul foram aprovados, por unanimidade, em sessão extraordinária realizada na noite dessa sexta-feira (22). A reunião contou com a participação de mais 30 funcionários da prefeitura no Plenário Aquilino Benelli.

As propostas criadas pelo governo municipal tramitaram em regime de urgência no Legislativo. O reajuste salarial dos servidores públicos do município era uma antiga demanda solicitada pelo Sindicato dos Municipários de Sentinela do Sul (Sindissul) ao Executivo. Para a criação dos projetos, a prefeitura instaurou uma Comissão para Estudo da Reforma Administrativa em agosto do ano passado.

O Projeto de Lei (PL) nº 040/2023 vai estabelecer uma reparação salarial, ajustando os coeficientes estabelecidos entre os padrões salariais de 1 a 7, levando em conta que boa parte dos servidores tinham o salário base fixado abaixo do valor mínimo nacional.

Já os coeficientes do padrão 7A, no qual se enquadram os agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias, não serão reajustados em virtude da correção feita através de Emenda Constitucional, sob responsabilidade do governo federal.

O reajuste salarial também não afetará o padrão 8 e 8A, pois o executivo municipal destaca que seria necessária uma reestruturação no plano de cargos de nível superior, adequando carga horária e salário. A prefeitura pontua ainda que atingiria o teto de gastos se os valores fossem alterados para essa classe. Tais alterações estão sendo tratadas pela Comissão para Estudo da Reforma Administrativa.

A projeção de gastos com os aumentos propostos nas despesas prevê o complemento das dotações destinadas ao custeio de pessoal e encargos sociais do Poder Executivo, cujo montante global é estimado em R$ 664.684,67.

O PL determina ainda a revogação das leis nº 1500/22 e 1501/22, que determinam gratificações somente para motoristas lotados nas secretarias da Saúde e Educação. O poder público levou em conta a violação direta do Princípio da Impessoalidade, “haja vista que não alcançam a totalidade de ocupantes do respectivo cargo, favorecendo integrantes da categoria por lotação, em detrimento de outros”. A medida não resultará em redução salarial dos servidores beneficiados.

Os vereadores também votaram a favor do PL nº 041/2023 sobre a instituição do sistema de sobreaviso no serviço público municipal para dar regularidade e legalidade aos trabalhos prestados nas secretarias fora do horário normal de expediente.

O valor será pago ao servidor designado pelo secretário ou responsável competente para estar à disposição, não sendo tratado como hora extra. O sobreaviso remunera a disponibilidade, enquanto que as horas extras trata do exercício da atividade laboral.

Por fim, o PL nº 042/2023 vai adequar os adicionais de penosidade, insalubridade e periculosidade dos trabalhadores do quadro geral do município. A base de cálculo dos benefícios será sobre o valor do menor padrão de vencimento do cargo, de forma igualitária.

As leis vão agora para sanção do prefeito Paulo Roberto Coutinho (MDB) e entram em vigor em 1º de janeiro.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTOR