Mundo

VÍDEO: ponte desaba após navio cargueiro bater contra a estrutura em Baltimore, nos EUA

Seis trabalhadores estavam desaparecidos e foram considerados mortos pelas autoridades

Compartilhe:
27/03/2024 - 08h22min Corrigir

Seis trabalhadores estavam desaparecidos e foram considerados mortos em uma ponte que desabou no porto de Baltimore, na manhã dessa terça-feira (26), depois que um enorme navio de carga paralisado por uma queda de energia bateu com a estrutura , forçando o fechamento de um dos portos mais movimentados. na costa leste dos EUA.

Com as equipes de mergulho enfrentando condições cada vez mais traiçoeiras nas águas escuras e repletas de destroços, as operações ativas de busca e resgate foram suspensas cerca de 18 horas após o acidente, disseram autoridades da Guarda Costeira dos EUA e da Polícia do Estado de Maryland.

O contra-almirante da Guarda Costeira Shannon Gilreath disse que não há esperança de encontrar os trabalhadores desaparecidos com vida devido à água gelada e ao tempo decorrido desde o acidente.

O coronel da Polícia Estadual Roland Butler disse que as autoridades esperam devolver os mergulhadores à água após o nascer do sol de quarta-feira, em um esforço para recuperar os restos mortais dos trabalhadores.

O navio porta-contêineres com bandeira de Cingapura chamado Dali, saindo do porto de Baltimore com destino ao Sri Lanka, bateu em um poste de apoio da ponte Francis Scott Key sobre a foz do rio Patapsco por volta de 2h30.

Uma seção com cavaletes do trecho de 2,57 km quase imediatamente desabou na água gelada, jogando veículos e pessoas no rio.
As equipes de resgate puxaram dois sobreviventes para um local seguro, um dos quais foi hospitalizado. Eles e os seis desaparecidos faziam parte de uma equipe de trabalho que tapava buracos na superfície da estrada da ponte, disseram autoridades anteriormente.

O navio relatou uma falha de energia antes do impacto, o que permitiu às autoridades interromper o tráfego na ponte antes do colapso.

"Ao serem capazes de impedir que os carros passassem pela ponte, essas pessoas são heróis. Eles salvaram vidas na noite passada", disse o governador de Maryland, Wes Moore, em entrevista coletiva. A ponte estava de acordo com o código, sem problemas estruturais conhecidos, disse Moore.

Não houve evidência de crime, disseram as autoridades.

O prefeito de Baltimore, Brandon Scott, descreveu uma cena de metal retorcido disparando para o céu. “Foi algo saído de um filme de ação. Foi algo que você nunca pensou que veria”, disse ele.

Imagens de vídeo nas redes sociais mostraram o navio batendo na ponte na escuridão, os faróis dos veículos visíveis no vão quando ele caiu na água e o navio pegou fogo.

O secretário de Transportes dos EUA, Pete Buttigieg, disse que o fechamento de uma das rotas marítimas mais movimentadas do país até novo aviso teria um “impacto grande e prolongado nas cadeias de abastecimento”. O Porto de Baltimore movimenta mais carga automóvel do que qualquer outro porto dos EUA – mais de 750.000 veículos em 2022, de acordo com dados portuários.

A embarcação de 948 pés (288,95 m) sofreu uma perda momentânea de propulsão e lançou âncoras como parte dos procedimentos de emergência antes do impacto, informou sua empresa gestora, Synergy Marine Pte Ltd, de acordo com a Autoridade Portuária de Cingapura.

O Dali, de propriedade da Grace Ocean Pte Ltd, bateu em um dos pilares da ponte, segundo a Synergy. Todos os 22 tripulantes a bordo do navio foram encontrados, disse.

Além dos impactos nos embarques de automóveis, o fechamento do porto poderia forçar os transportadores a desviar a carga com destino a Baltimore dos contêineres para materiais a granel. Poderia criar estrangulamentos e aumentar os atrasos e os custos na costa oriental, dizem os especialistas.

O presidente Joe Biden disse que a Guarda Costeira dos EUA respondeu rapidamente ao pedido de socorro e elogiou a ação rápida das autoridades de transporte de Maryland que fecharam a ponte antes que ela fosse atingida.

Biden prometeu visitar Baltimore o mais rápido possível e disse que deseja que o governo federal pague para reconstruir a ponte.
“Estou orientando minha equipe a mover céus e terras para reabrir o porto e reconstruir a ponte o mais rápido possível”, disse Biden. A ponte, batizada em homenagem ao autor do Star-Spangled Banner, foi inaugurada em 1977.

A ponte serve como via principal para motoristas entre Nova York e Washington que buscam evitar o centro de Baltimore. Era uma das três formas de atravessar o porto, com um volume de tráfego de 31 mil veículos por dia, ou 11,3 milhões por ano.

O mesmo navio esteve envolvido num incidente no porto de Antuérpia, na Bélgica, em 2016, ao bater num cais ao tentar sair do terminal de contentores do Mar do Norte.

Uma inspeção em 2023 realizada em San Antonio, no Chile, constatou deficiências em “máquinas de propulsão e auxiliares”, segundo dados do site público Equasis, que fornece informações sobre navios.

O desastre de terça-feira pode ser o pior colapso de uma ponte nos EUA desde 2007, quando a ponte I-35W em Minneapolis desabou no rio Mississippi, matando 13 pessoas.

Mais de 40 navios permaneceram no porto de Baltimore, incluindo pequenos navios de carga, rebocadores e embarcações de recreio, mostraram dados do provedor de rastreamento de navios e análise marítima MarineTraffic. Pelo menos 30 outros navios sinalizaram que seu destino era Baltimore, mostraram os dados.

Veja o vídeo:

Com informações de Reuters

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERAS