Mundo

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Taiwan e deixa ao menos nove pessoas mortas

Esse é o terremoto mais forte dos últimos 25 anos no país

Compartilhe:
03/04/2024 - 09h16min Com informações de Reuters Corrigir

O maior terremoto de Taiwan em pelo menos 25 anos matou ao menos nove pessoas e feriu mais de 800 nesta quarta-feira (3). Além disso, outras 50 pessoas desapareceram a caminho de um parque nacional, informaram as autoridades.

A televisão transmitiu imagens de prédios inclinados em ângulos precários no condado montanhoso e pouco povoado de Hualien, no Leste do país, próximo ao epicentro do terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter, que atingiu a costa por volta das 8h (21h de terça-feira no horário de Brasília).

O terremoto atingiu uma profundidade de 15,5 km, no momento em que as pessoas estavam indo para o trabalho e para a escola, disparando um alerta de tsunami para o Sul do Japão e para as Filipinas, que foi posteriormente retirado.

Um vídeo mostrou equipes de resgate usando escadas para ajudar as pessoas a saírem pelas janelas, enquanto em outros lugares houve deslizamentos de terra, e os fortes tremores em Taipé forçaram o sistema de metrô a fechar brevemente, embora a maioria das linhas tenha retomado o serviço.

Autoridades dos bombeiros disseram que estavam retirando lentamente algumas das pessoas presas em túneis perto da cidade de Hualien, incluindo dois alemães.

Mas eles perderam contato com 50 viajantes a bordo de quatro micro-ônibus que se dirigiam a um hotel em um parque nacional, Taroko Gorge.

O governo calculou o número de feridos em 821.

"No momento, o mais importante, a prioridade máxima, é resgatar as pessoas", disse o presidente eleito Lai Ching-te, falando do lado de fora de um dos edifícios que desabaram em Hualien.

A ligação ferroviária para a região deve ser reaberta na quinta-feira, afirmou Lai, que assumirá o cargo no próximo mês, aos repórteres.

A Força Aérea de Taiwan informou que seis caças F-16 foram levemente danificados em uma importante base na cidade, de onde os jatos são frequentemente lançados para evitar incursões da Força Aérea chinesa, mas espera-se que as aeronaves retornem ao serviço muito em breve.

No Japão, a agência meteorológica estimou a magnitude do terremoto em 7,7, afirmando que várias ondas de tsunami menores atingiram partes da província de Okinawa, no Sul do país, e rebaixou o alerta de tsunami para um aviso.

Nas Filipinas, as autoridades sismológicas advertiram os residentes costeiros de várias províncias a se mudarem para locais mais altos.

A mídia estatal chinesa disse que o terremoto foi sentido na província de Fujian, no Sudeste do país, e uma testemunha da Reuters afirmou que também foi sentido no centro comercial de Xangai.

Tremores secundários ainda podem ser sentidos em Taipé, com mais de 50 registrados, segundo as autoridades meteorológicas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
TBK INTERNETAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE