Mundo

Candidata a prefeita é morta a tiros durante comício no México

Gisela Gaytán, de 38 anos, disputava as eleições pelo município de Celaya

Compartilhe:
03/04/2024 - 09h29min Com informações de Reuters Corrigir

Uma candidata a prefeita do partido governista foi morta a tiros, na última segunda-feira (3), no município de Celaya, em Guanajuato, na região central do México. O crime aconteceu durante um evento no primeiro dia de sua campanha. Ela teria solicitado proteção às autoridades, mas, não recebeu resposta.

Em um primeiro momento, um candidato à Câmara dos Vereadores foi tido como morto no mesmo incidente a tiros, mas o Ministério da Segurança posteriormente disse que ele estava desaparecido.

Gisela Gaytán, de 38 anos, havia acabado de apresentar seu plano estratégico de segurança em um comício, quando homens armados abriram fogo, matando-a instantaneamente.

A procuradoria-geral de Guanajuato disse que está investigando o assassinato. Nenhuma prisão foi realizada.

O motivo para que Gaytán se tornasse um alvo não está claro, mas o Estado de Guanajuato registrou alguns dos maiores números de homicídios no México nos últimos anos e foi palco de guerras por disputa de territórios entre grupos criminosos.

As eleições mexicanas têm sido manchadas por violência política há anos, mas os números sugerem que a situação está piorando. Dezenas de políticos e candidatos foram mortos antes das eleições de meio de mandato, em 2021.

Segundo a organização de pesquisa Civic Data, sediada na Cidade do México, houve um aumento de 236% em violência política eleitoral no país entre 2018 e 2023.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERAS
TBK INTERNET