O Cpers Sindicato divulgou nesta quinta-feira o Levantamento de Necessidades das Escolas Estaduais que foi lançando na segunda-feira e já conta com a participação de 227 escolas que apontaram, até o momento, a falta de 871 educadores.
Conforme o Sinicato, embora a amostra represente menos de 10% do total de instituições, os dados mostram as carências das instituições no Rio Grande do Sul. “Já é possível vislumbrar um quadro caótico, pois o ano letivo iniciou com falta expressiva de recurso humanos, carências estruturais graves, fechamento de turnos e turmas e enxugamento generalizado”, informa a nota divulgada no site da entidade.
A pesquisa, realizada por meio de um formulário online e preenchida por diretores e trabalhadores, contabiliza a falta de 871 professores, funcionários de escola e especialistas, ou aproximadamente quatro educadores por instituição.
Falta de professores(as): 343
Falta de funcionários(as): 338
Falta de especialistas: 190
O levantamento também registra mais de 100 escolas com bibliotecas fechadas, 76 sem laboratório de informática operacional e 89 com problemas estruturais ou obras pendentes. Fechamento de turnos (33 escolas), enturmações (36) e multisseriações (23) também são denúncias recorrentes.
Em 2019, a 1ª edição do Levantamento de Necessidades foi respondida por representantes de 380 entidades de agosto a outubro, contabilizando a falta de mais de 1.500 profissionais.