Tecnologia

BOA NOTÍCIA: pesquisadores descobrem forma de prevenir AVC

Método foi aplicado em paciente do Hospital Moinhos de Vento

Compartilhe:
07/10/2020 - 10h48min Corrigir

A aterosclerose é um processo no qual placas de gordura se acumulam nas paredes das artérias, obstruindo o fluxo sanguíneo. Eventualmente, com o agravamento do quadro, essa condição pode levar a um acidente vascular cerebral, podendo trazer consequências graves ao paciente e, até mesmo, causar o óbito.

Era o caso de uma paciente atendida no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Com 85 anos, diabética e hipertensa, tinha uma placa na artéria carótida, que irriga a região da cabeça. Essa placa teve grande crescimento, levando risco à idosa, o que exigiria a implantação de um stent. No entanto, esses equipamentos possuem modelos adequados a cada caso — e os métodos usuais de avaliação, a angiografia e ultrassom intravascular, não têm a definição de imagem suficiente.

A indicação do stent adequado à paciente foi feita por meio de um procedimento inédito, realizado pela primeira vez no Brasil na artéria carótida: a utilização de um aparelho de tomografia de coerência óptica (OCT, na sigla em inglês). Com essa tecnologia, um cateter com um tomógrafo de um milímetro é inserido nos vasos, permitindo avaliar com precisão o quadro apresentado.

“Com esse cateter, vemos a morfologia da placa, quanto tem de gordura, se ela é mais mole ou calcificada, se tem risco de se soltar e ir para o cérebro”, explica o médico Alexandre Araújo Pereira, coordenador do Núcleo de Doenças Arteriais do Hospital Moinhos de Vento, que conduziu o procedimento. Com isso, é possível escolher o stent ideal para o caso.

“Existem stents mais flexíveis, mais abertos ou fechados. Nesse caso, a paciente tinha uma placa mole. Então, utilizamos um stent mais fechado. Com isso, prevenimos um potencial AVC”, pontua Pereira. O procedimento foi realizado na terça-feira (1º), no Moinhos de Vento. A idosa passa bem e segue internada na instituição, para controle da pressão arterial.

O coordenador da Angiografia Cardiovascular do Hospital Moinhos, Marco Wainstein, que já realizou esse processo com artérias coronárias na instituição, também atuou neste caso. Ele explica que a tomografia de coerência óptica tem uma acurácia de quatro a seis vezes superior aos exames usuais. “É como se uma angiografia visse a artéria como uma televisão de tubo. Já o ultrassom mostra a imagem como uma TV com alta definição. E o OCT mostra como uma televisão de imagem 4K”, compara. “O aparelho permite delimitar as três camadas do vaso, ver se o stent está bem colocado. É o único método que permite esse grau de avaliação”, ressalta Wainstein.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS