Tecnologia

Já atualizou? disponível versão importante do WhatsApp para Android

Saiba como atualizar para a nova versão
03/11/2020 - 09h31min Corrigir

O WhatsApp já esta disponibilizando uma atualização através do Programa Beta do Google Play, com a versão número 2.20.205.6. As informações são do portal especializado WaBetaInfo. 

Hoje, graças à nova atualização beta do WhatsApp para Android 2.20.205.6, encontramos mais referências que confirmam o que pensamos: vamos ver em detalhes.

A primeira alteração será adicionada em Configurações do WhatsApp> Conta> Segurança.

Detalhes do update

Esta captura de tela nos permite entender a principal diferença: na captura de tela de uma atualização futura podemos ler “Mensagens e chamadas em bate-papos criptografados de ponta a ponta ficam entre você e as pessoas ou empresas que você escolher, então nem mesmo o WhatsApp pode ler ou escute-os." , como o WhatsApp queria especificar que pode haver diferentes tipos de bate-papos em que a criptografia de ponta a ponta não é suportada, não acha? Pode não ser assim, mas é muito confuso.
Na verdade, também encontramos algumas pequenas referências que podem sugerir que os bate-papos se tornem criptografados de ponta a ponta em “um estado descriptografado”.
Infelizmente, é muito cedo para tirar conclusões.

Os códigos de segurança nos permitem verificar se um bate-papo é criptografado de ponta a ponta, mas descobrimos que pode haver alguns bate-papos onde isso não será possível, porque os códigos de segurança não estarão disponíveis:

Talvez estejamos simplesmente errados e isso ocorre porque o usuário não terá a possibilidade de comparar seu código de segurança com o do destinatário, mas há mais.

“Algumas empresas poderão escolher a controladora do WhatsApp, o Facebook, para armazenar mensagens com segurança e responder aos clientes. Embora o Facebook não use automaticamente suas mensagens para informar os anúncios que você vê, as empresas poderão usar os chats que recebem para seus próprios fins de marketing, o que pode incluir publicidade no Facebook. “ .
Nesse caso, o WhatsApp sugere entrar em contato com essa empresa para saber mais sobre suas práticas de privacidade.
A possibilidade de as empresas escolherem o Facebook onde armazenar mensagens será habilitada em 2021 (fonte: FAQ do WhatsApp ).

No mesmo FAQ, também podemos ler que “O status de criptografia de um bate-papo criptografado de ponta a pontanão pode mudar sem que a mudança seja visível para o usuário. ” . Sim, o WhatsApp é mais específico aqui, mencionando “um bate-papo criptografado de ponta a ponta” novamente como na primeira imagem do artigo.
Será possível verificar se um chat é armazenado e gerenciado no Facebook em Contact Info :

O WhatsApp menciona o fato de que as mensagens e chamadas são protegidas enquanto são entregues de e para o Facebook, mas neste caso não é possível verificar se o chat está realmente protegido com criptografia e2e usando códigos de segurança.
As contas empresariais também poderão sair do Facebook ou de outras empresas: neste caso o WhatsApp informará no chat que a empresa não usa mais o Facebook para gerenciar suas conversas no WhatsApp, e você poderá saber como isso muda a privacidade no chat lendo um determinado WhatsApp Perguntas frequentes no futuro.

A boa notícia é que o usuário sempre saberá quando o chat está criptografado de ponta a ponta e quando outra empresa usar um serviço externo para gerenciar e armazenar conversas (o WhatsApp já informa hoje quando isso acontece, eles nunca mencionam o Facebook como empresa, mas em 2021 eles farão).
Sim, o FAQ também menciona que “Todas as mensagens do WhatsApp são protegidas pelo mesmo protocolo de criptografia Signal que protege as mensagens antes que elas saiam do seu dispositivo. Quando você envia uma mensagem para uma conta comercial do WhatsApp, sua mensagem é entregue com segurança ao destino escolhido pela empresa. ” e“O WhatsApp considera os bate-papos com empresas que usam o aplicativo WhatsApp Business ou gerenciam e armazenam as próprias mensagens dos clientes como criptografados de ponta a ponta. Assim que a mensagem for recebida, ela estará sujeita às próprias práticas de privacidade da empresa. A empresa pode designar vários funcionários, ou até mesmo outros fornecedores, para processar e responder à mensagem. ” , mas essa situação é muito confusa, porque o WhatsApp vai começar a mencionar os chats de ponta a ponta em detalhes, referências sobre chats descriptografados para se tornarem chats criptografados e códigos de segurança em certos chats que não estarão disponíveis ...
Vamos postar qualquer detalhe importante nas próximas semanas, quando haverá mais informações.

MAIS NOTÍCIAS

ADRIANO CONRADO
PADARIA ESTRELA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
RESTAURANTE COME COME
MÁRIO SERRALHEIRO
OLIDATA
SUPER SÃO JOSÉ
ELETRO CLIC
ART MÓVEIS
ROGÉRIO CALÇADOS
Mais Lidas
ADRIANO CONRADOPADARIA ESTRELAFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSERESTAURANTE COME COMEMÁRIO SERRALHEIROOLIDATASUPER SÃO JOSÉELETRO CLIC
ART MÓVEISROGÉRIO CALÇADOS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +