Tecnologia

Eclipse solar anular: fenômeno raro acontece na manhã desta quinta

Infelizmente, o fenômeno não será visível para quem mora no Brasil

Compartilhe:
10/06/2021 - 08h45min Corrigir

Um eclipse solar bastante especial acontece na manhã desta quinta-feira (10). Infelizmente, o fenômeno não será visível para quem mora no Brasil.

O melhor lugar para ver o eclipse é na faixa que vai do centro-sul do Canadá, passa pela Groenlândia e termina no nordeste da Rússia. Nessas regiões, vai ocorrer o que os pesquisadores chamam de eclipse anular.

O que é um eclipse anular

É quando a sombra da Lua, que fica entre a Terra e o Sol, não é suficiente para cobrir a nossa estrela. Mas é quase. No auge do eclipse anular, foi possível ver um aro de fogo solar ao redor da Lua. O eclipse parcial pode ser visto na costa leste da América do Norte e no norte da Europa e da Ásia.

O próximo eclipse anular visível a partir do Brasil será no dia 14 de outubro de 2023.

O fim do eclipse parcial será às 10h11, de acordo com o Observatório Nacional. “Importante ressaltar que esses horários não são todos para um mesmo local, mas sim para o primeiro local que vai ver o início e o último local que vai ver o fim. Em um determinado local a duração do eclipse anular é de somente alguns minutos”, explica o Observatório Nacional.

Fotos do eclipse: Fotos: Getty Images

Aconteceu na madrugada desta quinta-feira (10) o único eclipse solar anelar de 2021. O fenômeno pode ser visto perfeitamente no Hemisfério Norte

 

Nos Estados Unidos, os cidadãos acordaram com o raro eclipse ainda no céu

Os brasileiros terão que esperar até 2023 para conseguir assistir ao fenômeno completo

 

Veja vídeo do fenômeno:

Com informações do R7 e da Agência Brasil

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNET
CÂMERAS