Tecnologia

"Conexão entre cidadãos, capital social e tecnologia gerará qualidade de vida”, diz Leite em evento sobre cidades inteligentes

Eduardo Leite foi palestrante principal de abertura de evento que marca a retomada dos eventos presenciais
01/09/2021 - 12h18min Corrigir

O governador Eduardo Leite foi palestrante principal da cerimônia de abertura do 7º Connected Smart Cities & Mobility, que marca a retomada dos eventos presenciais na cidade de São Paulo, nesta quarta (1º). Por vídeo, o governador falou sobre o tema “A Visão de Governo Estadual para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes”.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

“Fico especialmente feliz de falar sobre o tema das cidades inteligentes, porque esse é um assunto que desperta inquietação e inspira os gestores públicos. Com o passar do tempo, a vida das pessoas ficou muito mais rápida, ágil e interativa, mas os governos, em geral, não conseguiram acompanhar essa transformação tecnológica. Esse descompasso é prejudicial à sociedade, que acaba não se sentindo atendida pelo poder público. Por isso, é preciso que os gestores públicos arrisquem, inovem e ousem, pensando fora da caixa, para colocar os governos no mesmo compasso das pessoas”, disse Leite na abertura.

Como exemplos, o governador citou a necessidade de burocracia, encurtar etapas e agilizar a prestação de serviços, sendo fundamental, para isso, a realização de eventos que proporcionem esse debate e encontrem soluções com base nas melhores evidências e exemplos possíveis.

O governador afirmou que o Estado lançou e colocou em prática o RS Digital, que agrega todos os serviços digitais do governo, além de trabalhar com novas e modernas ferramentas de gestão. O objetivo é tornar o governo 100% digital até o fim do próximo ano.

“O grande conceito que norteia as cidades inteligentes e que buscamos aplicar no governo estadual, para que tenhamos também um Estado inteligente, é o uso da tecnologia para qualificar a infraestrutura urbana. Trabalhamos para que a população consiga utilizar os recursos que o Estado oferece de uma maneira mais simples e eficiente. São esses, inclusive, os pilares das cidades inteligentes. É a partir desse trabalho de conexão entre os cidadãos, o capital social e a tecnologia, que o uso dos recursos é otimizado e há melhoria na qualidade de vida”, afirmou Leite.

O governador ainda citou o lançamento do novo formato da Consulta Popular, ocorrido nesta terça-feira (31), como exemplo de governança com base naquilo que a tecnologia tem de melhor para nos oferecer. A partir de uma parceria com a Collab, uma startup especializada em desenvolver ferramentas de gestão para governos, foi desenvolvido um aplicativo para que, além de decidir as prioridades de cada região, o cidadão possa indicar projetos, iniciativas, obras que entende com potencial para melhorar a vida coletiva.

“A construção de cidades e um Estado mais inteligentes depende da formulação e da regulamentação de políticas públicas que tenham essa finalidade. É isso que estamos fazendo no Rio Grande do Sul”, finalizou Leite.

Programação do evento

Logo após a participação de Eduardo Leite, começaram as apresentações das autoridades representantes, e as mesas redondas das 15 cidades que melhor pontuaram no Ranking Connected Smart Cities 2021. O maior estudo de indicadores de cidades, realizado anualmente pela Urban Systems, em parceria com a Necta, mapeia todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Porto Alegre está na nona colocação. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

Neste ano, o Connected Smart Cities & Mobility assume o formato híbrido, presencialmente nos dias 1° e 2 de setembro, no Frei Caneca, e, simultaneamente de forma digital, nos dias 1°, 2 e 3.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
MÁRIO SERRALHEIRO
ELETRO CLIC
OLIDATA
ART MÓVEIS
KNN IDIOMAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
PIX
CÂMERAS EXTERNAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE