Educação

Monitores das escolas municipais de Camaquã participam de formação na SMED

A formação para os profissionais de apoio e monitores ocorreu nesta quinta
09/09/2021 - 16h10min Corrigir

Nesta quinta-feira (9), ocorreu a formação para os profissionais de apoio/monitores das escolas municipais de Camaquã. O encontro promovido pela Secretaria da Educação e Desporto de Camaquã foi voltado para a capacitação no atendimento dos alunos público-alvo da educação especial nas escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A formação foi organizada pela Assessoria Pedagógica da Educação Especial com o apoio da Assessoria de Recursos Humanos da SMED e contou com a presença da secretária adjunta, Jaqueline Santos. Foram apresentadas aos monitores as principais deficiências e transtornos identificados nos estudantes da rede e a forma mais adequada de lidar com cada um. Num segundo momento foi discutido sobre o papel dos monitores frente às demandas apresentadas nas escolas.

Foto: Monitores das escolas municipais participam de formação na SMED

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/15, define o papel dos profissionais de apoio:
XIII – profissional de apoio escolar: pessoa que exerce atividade de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidade de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.

Segundo a assessora pedagógica da Educação Especial, Roseni Florisbal, “o monitor é fundamental para auxiliar o aluno que necessita de apoio em todos os espaços escolares e estimular a autonomia e a independência dos alunos na escola. Este não substitui o trabalho do professor, mas articula-se a todo trabalho da escola. Realizamos um estudo em toda a legislação, desde o Parecer CNB/CEB 2/2001 até o que temos de mais atual em leis e elaboramos um documento orientador que foi encaminhado para as escolas definindo e orientando sobre o papel deste profissional”.

Para a secretária adjunta, Jaqueline Santos, “é muito importante possibilitarmos formações também para os nossos monitores que são peças fundamentais na engrenagem das escolas e na garantia de uma educação de qualidade”.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
KNN IDIOMAS
MÁRIO SERRALHEIRO
OLIDATA
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
PIX
CÂMERAS EXTERNAS
ART MÓVEIS
ELETRO CLIC