Tecnologia

5 dicas para comprar online com segurança

As lojas online são frequentemente atacadas por hackers, que tentam roubar os dados financeiros dos usuários

Compartilhe:
22/10/2021 - 11h50min Corrigir

Hoje, a maioria das pessoas prefere fugir das aglomerações e optar pela praticidade de receber suas compras no conforto de casa comprando online. Os E-commerces, como são chamados, oferecem todo tipo de produto apenas com um clique, porém, na hora de fechar o pedido surgem algumas dúvidas: será que esse site é seguro? Para onde vão os meus dados? O que fazem com eles? 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Realmente, quando compramos online oferecemos muitos dados sensíveis ao comércio eletrônico e sempre ficamos com um pé atrás sobre a forma como esses dados são armazenados. Será que alguém pode roubar meus dados através deste site? Ou mesmo, será que este site está infectado com algum tipo de programa malicioso?

Afinal, como comprar pela internet de forma segura?

Para tirar essa dúvida, preparamos cinco dicas testadas e aprovadas para garantir a sua segurança na hora de fazer as compras na web.

 

Utilize apenas páginas seguras para fazer pagamentos:

 

Antes de pagar por alguma coisa online, certifique-se que o endereço do site começa com “HTTPS” ou possui o ícone do cadeado na frente da barra de endereços. Isso garante que seus dados serão criptografados corretamente e poderão ser enviados com segurança para o site da compra.

 

Evite acessar redes Wi-Fi públicas:

 

As redes Wi-Fi públicas são o ambiente preferido dos crackers para roubar informações e dados sensíveis, mesmo redes de estabelecimentos comerciais ou empresas não estão a salvo de pessoas mal intencionadas. Se você realmente precisa se conectar a uma rede pública, recomendamos fortemente o uso de uma VPN.

 

Mão segurando um celular com um wifi publico aberto

 

Proteja seus dados:

 

Sempre que um site solicitar mais informações do que seria necessário para executar alguma ação como o seu CPF ou a senha do seu cartão de crédito, desconfie, pode tratar-se de uma fraude, as lojas não precisam desse tipo de informação para finalizar um pedido.

Evite enviar informações importantes como o número do seu cartão, por e-mail ou mensagens, nem os publique em redes sociais. A empresa da qual você está comprando deve oferecer um meio seguro para o envio das informações necessárias para a sua compra.

 

Mulher comprando online segurando um cartão de credito na frente de seu notebook

 

Use um serviço de VPN:

 

Você certamente já leu em algum lugar ou ouviu falar de uma coisa chamada VPN, mas afinal o que ela é? Por que é tão importante para a sua segurança digital?

VPN significa virtual private network ou rede virtual privada. Trata-se de uma rede privada construída sobre uma rede pública, como a internet por exemplo. Ao invés de efetuar o processo de envio das informações por meio de links dedicados ou pacotes de rede, as VPNs usam a infraestrutura da própria internet para ligar dois servidores muito distantes.

Em resumo, quando navegamos pela internet nossos dados trafegam livremente através da rede, podendo ser enviados para centenas de destinos diferentes, incluindo servidores maliciosos, antes de chegarem ao seu destino final, como o sistema de pagamento de um serviço de compras por exemplo, o que a VPN faz é construir uma espécie de “túnel” ligando diretamente o nosso computador ao destino e impedindo que nossos dados sejam enviados para outros lugares antes de chegarem sãos e salvos ao lugar onde realmente deveriam estar, como mostra o esquema logo abaixo:

 

Esquema de funcionamento de uma VPN

 

Porém, nem tudo são flores, quando navegamos em uma VPN estamos utilizando a rede privada de alguma empresa a qual também pode vender nossos dados de navegação, precisamos ter muito cuidado ao escolher um provedor de VPN, existem muitos serviços gratuitos de baixa qualidade que usam a navegação segura como uma desculpa para rastrear e roubar os seus dados de uma forma mais eficiente do que os métodos convencionais.

Mas então como escolher uma VPN segura? Com tantas opções no mercado, qual a melhor e mais confiável?

O assunto VPN é bastante extenso e renderia uma matéria a parte, mas se você já se convenceu da importância de um serviço desse tipo, deve confiar a sua navegação a uma empresa que realmente sabe o que está fazendo, como a NordVPN, que é líder do mercado, oferecendo uma navegação segura de verdade. Além de tudo, assinando aqui você ajuda o Blog do Juares a crescer e continuar informando você.

 

Crie uma senha forte:

 

As senhas fracas facilitam a invasão de Crackers a sua conta e causam danos graves. Certifique-se de criar uma senha exclusiva com uma combinação de caracteres única que não faça sentido para você e nem para os criminosos. Você pode usar um gerenciador de senhas para ajudá-lo com isso, existem muitas opções no mercado.

Seguindo essas dicas você certamente estará mais seguro na hora de fazer suas compras online, agora conte para nós aqui embaixo nos comentários, o que achou da matéria? Gostaria de outras postagens sobre segurança digital? De qual dessas dicas gostou mais?

 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETAABBFUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)