Tecnologia

Confira aqui os novos recursos e mudanças de IU no Android 12L

Veja na matéria

Compartilhe:
18/11/2021 - 13h22min Corrigir

O Android 12 foi lançado no mês passado, embora tenhamos conseguido colocar as mãos no que pensávamos ser o Android 12.1 antes de seu lançamento. Ele tinha uma série de melhorias e recursos voltados para smartphones dobráveis, incluindo um novo painel de notificações de painel duplo, uma nova IU de tela dividida e muito mais.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Mais tarde, descobrimos que a próxima versão do Android não se chamaria Android 12.1, mas sim Android 12L. Agora estamos dando uma outra olhada em todas as principais mudanças e recursos da interface do usuário, meses antes de seu lançamento final.

Embora já tenhamos visto muito do que o Android 12L oferece, estamos analisando ainda mais de perto muitas dessas mudanças (e mais) graças a uma postagem detalhada compartilhada no Esper.

Mudanças na interface do usuário no Android 12L

Aplicativos e elementos de sistema redesenhados

O Android 12 tem uma tonelada de mudanças visuais, a maior das quais é Material You. O recurso de cores dinâmicas do Material You usa monet, um novo mecanismo de tema introduzido no Android 12 - e atualmente exclusivo para telefones Pixel - para extrair cores de seu papel de parede e gerar uma rica paleta de cores pastel.

Os aplicativos podem então aplicar essas cores às suas interfaces de usuário de várias maneiras, que é o que os aplicativos que incorporam o material que você normalmente faz. No entanto, todas essas mudanças e melhorias que o Material que você adicionou ao design do seu telefone foram apenas isso - melhorias para o seu telefone.

Como resultado, o Android 12L tem um foco mais específico em dispositivos de tela maior, como tablets e dobráveis. Os aplicativos do Google, como Arquivos, Gmail, Google e Mensagens, foram atualizados para dividir sua visualização em telas maiores. Aplicativos que têm várias atividades podem fazer isso por meio da incorporação de atividades, que o aprofundamento do Esper diz ser um novo recurso da plataforma no Android 12L.

O Android 12L ajusta o layout de várias interfaces do sistema para aproveitar as vantagens de monitores maiores com uma largura de tela superior a 600 dp. Esses elementos incluem a tela sempre ligada, tela de bloqueio, tela inicial, aba de notificação, visão geral de aplicativos recentes, menu de energia, configurações e vários aplicativos do sistema.

Tela de bloqueio, tela sempre ativa e tela inicial

Foto: Android 12L

Assim como no Android 12, o Android 12L tem um design de tela de bloqueio diferente dependendo se o usuário tem ou não notificações pendentes. Por padrão, como no Android 12, o relógio ocupa grande parte do centro da tela na tela de bloqueio, desde que não haja notificações. Se você estiver usando um dispositivo de tela grande, quando uma notificação for recebida, o relógio mudará para o lado esquerdo da tela. As notificações serão exibidas no lado direito e, depois que três notificações forem mostradas, as outras serão relegadas a um cartão de estouro.

Botões adicionais podem ser exibidos na tela de bloqueio. Por exemplo, se um usuário tiver vários perfis em seu dispositivo, ele pode tocar no alternador de perfil de usuário no canto superior direito da tela de bloqueio. Além disso, botões flutuantes para acessar sua carteira do Google Pay ou os controles do dispositivo também podem ser adicionados.

Quando um usuário define um PIN ou padrão para desbloquear seu dispositivo, a IU para inserir o PIN ou padrão será mostrada no lado esquerdo ou direito, dependendo de qual lado o usuário passou. O usuário também pode fazer com que a entrada de proteção do teclado seja movida para o outro lado da tela, tocando nele. Se o usuário habilitar uma senha, entretanto, a entrada da senha será centralizada.

Quanto à tela sempre ligada, como os usuários esperam uma transição suave entre ela e a tela de bloqueio, não há muitas mudanças. O relógio ocupa uma parte significativa da tela no centro e, abaixo dele, está o nível atual da bateria. As visualizações de notificação são ocultadas para reduzir o número de pixels acesos na tela e os ícones são exibidos para notificações.

Por fim, o Launcher3, o aplicativo de inicialização de código aberto do Android do qual a maioria dos inicializadores de estoque OEM são bifurcados, pode mostrar duas páginas da tela inicial simultaneamente.

Aba de notificação e menu de energia

Quando a tela do dispositivo é suficientemente grande, as configurações rápidas e o painel de notificações podem ser exibidos ao mesmo tempo no Android 12L, com as configurações rápidas na metade esquerda e as notificações na metade direita. Em contraste, os dispositivos de tela grande que executam o Android 12 só podem mostrar o painel Configurações rápidas quando a barra de status está totalmente expandida.

O Android 12 não faz uso eficaz do espaço extra da tela proporcionado pelos dobráveis, mas o Android 12L faz. O controle deslizante de brilho e os blocos de configurações rápidas são muito maiores do que antes, e as configurações rápidas podem exibir oito blocos por vez. Você pode acessar o botão liga / desliga tocando no botão liga / desliga abaixo da grade de configurações rápidas.

Novos recursos no Android 12L

Barra de Tarefas

O Android 12L apresenta uma barra de tarefas totalmente nova no AOSP. Ele só aparece em dispositivos com um tamanho de tela acima de 600 dp e é integrado ao Launcher3 do AOSP. Ele é integrado ao dock de aplicativos que fica na parte inferior da tela inicial. O usuário pode selecionar cinco aplicativos para aparecer na parte inferior da tela em cada aplicativo. Há uma cor cinza opaca no plano de fundo para distingui-lo do aplicativo em execução no momento e, quando o usuário retorna à tela inicial, ele fica transparente. A barra de tarefas será minimizada automaticamente ao visualizar um aplicativo em tela inteira, como ao jogar um jogo ou assistir a um vídeo. No entanto, também pode ser minimizado pressionando longamente em qualquer parte da barra de tarefas.

A barra de tarefas não suporta mais de cinco aplicativos ao mesmo tempo, nem um menu de contexto quando pressionado em um aplicativo. Nenhum elemento encontrado na barra de status, como a data ou hora, pode ser integrado a ela, embora as teclas de navegação de 3 botões, quando habilitadas, sejam exibidas no lado direito dela.
Notificação para janela

O Google está testando outro aplicativo no Android 12L para iniciar rapidamente um aplicativo no modo de tela dividida. É chamado de "notificação para janela" e é um recurso que permite ao usuário abrir uma notificação como um aplicativo de tela dividida por meio de um gesto de arrastar e soltar. Digamos que você receba uma mensagem no Telegram e a notificação de alerta apareça. Você pode abrir essa notificação mantendo pressionada a notificação e arrastando-a para o lado esquerdo ou direito da tela.

Este recurso não é habilitado por padrão nas compilações de visualização do Android 12L, mas pode ser habilitado com acesso root. Você precisará criar uma sobreposição por meio da API Fabricated Overlay e pode fazer isso executando os dois comandos a seguir como root, conforme compartilhado pelo Esper.

Pressione e segure a duração do botão liga / desliga

Uma das adições mais úteis ao Android nos últimos anos - pelo menos em nossa opinião - são os controles de dispositivo. Este recurso oferece acesso rápido aos controles de sua casa inteligente sem a necessidade de abrir um aplicativo ou tocar em um widget. No Android 11, os controles de dispositivo foram integrados ao menu de energia, mas no Android 12, o menu de energia não contém mais os controles de dispositivo (ou o recurso Carteira de acesso rápido, por falar nisso). O motivo é que o Google queria simplificar o menu de energia e pressione longamente o botão liga / desliga para acionar o Assistente em vez do menu liga / desliga.

Quando o recurso “Hold for Assistant” está habilitado, manter o botão liga / desliga pressionado por 500 ms iniciará o que estiver definido como o serviço padrão do Assistant. No Android 12, não é possível alterar a duração de quanto tempo você precisa para manter pressionado o botão liga / desliga, mas poderá fazer isso no Android 12L. Um novo controle deslizante de “duração de pressionar e segurar” foi adicionado em “Configurações> Gesto> Pressione e segure o botão liga / desliga” que permite ajustar a sensibilidade do gesto do botão liga / desliga pressionado longamente. Você pode escolher de curto (250ms) a longo (750ms), ou algo entre (350, 500 ou 650ms).

Selecionador rápido de papel de parede

Foto: Android 12L

O AOSP Launcher3 do Android 12L DP1 inclui um sinalizador de desenvolvedor chamado "seletor rápido de papel de parede". O sinalizador ativa uma nova IU do seletor de papel de parede no menu de contexto da tela inicial. A IU do seletor de papel de parede no menu de contexto mostra o papel de parede atual junto com outras quatro opções, e você pode tocar em uma dessas opções para alterar o papel de parede da tela inicial.

O Google também reorganizou as opções para mostrar a nova IU do seletor de papel de parede na parte superior do menu de contexto. Como você pode ver na captura de tela anexada, Papel de parede e configurações é a primeira opção no menu de contexto, seguido por Widgets e Configurações da página inicial. Atualmente, se você tocar e segurar na tela de bloqueio de um dispositivo com Android 12, as configurações iniciais são a primeira opção no menu de contexto, seguido por Widgets e Papel de parede e estilo.

 Suporte a Unicode 14.0 para novos emojis

O Unicode Consortium revelou oficialmente o Unicode 14.0 em setembro deste ano e trará 37 novos emojis para o seu telefone. Tem uma tonelada de novos personagens, incluindo Troll, Coração com Dedo Indicador e Polegar Cruzado (também conhecido como coração de dedo), Face Saudando, Mãos do Coração e muito mais. Esses novos emojis chegarão a todas as principais plataformas no final deste ano ou no início do próximo ano.

Foto: Android 12L

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)