Tecnologia

Telegram obedece ordem do STF e evita punição no Brasil

De acordo com a Agência Brasil, o STF havia exigido o bloqueio de três contas por parte do Telegram

Compartilhe:
28/02/2022 - 11h15min Corrigir

O ministro Alexandre de Moraes havia determinado, na última sexta-feira (25), que o aplicativo de mensagens Telegram bloqueasse três perfis acusados de disseminar desinformação e discurso de ódio por meio da plataforma, segundo havia sido investigado. Caso a ordem não fosse cumprida em 24 horas, o mensageiro deveria ser retirado do ar por 48 horas.

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

Moraes havia estipulado também multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento da ordem. Os perfis, segundo a decisão, estão relacionados ao comunicador Allan dos Santos, que é alvo de um inquérito no Supremo sob a “suspeita de liderar esquema de financiamento de milícias digitais no Brasil”, diz texto publicado na página do tribunal.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

As ações contra o Telegram corriam na justiça desde janeiro deste ano, porém como o mensageiro não mantém uma sede no país, a ordem ficou em impasses de tramitação do processo até recentemente, quando a Folha revelou que a empresa possui um representante jurídico no Brasil, desde 2015, para tratar de seu registro de marcas e patentes.

Assim sendo, o Supremo informou que o aplicativo de mensagens cumpriu neste sábado (26) a ordem para bloquear os três perfis do serviço em 24 horas. Com isso, a plataforma evitou ser tirada do ar no Brasil.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também tentou oficiar o Telegram para cooperação no combate à desinformação durante o processo eleitoral deste ano, mas as tentativas de correspondência não tiveram sucesso.

As autoridades temem que o Telegram seja palco para a desinformação no país por não buscar implementar meios de barrar a disseminação de informações sabidamente inverídicas. No aplicativo, por exemplo, é possível formar grupos com centenas de milhares de pessoas, que recebem mensagens simultaneamente. O principal concorrente, o WhatsApp, por exemplo, permite grupos de apenas 256 pessoas.

Com informações da Agência Brasil

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)