Tecnologia

Vida útil de seu smartphone: saiba como verificar e entender o estado

O método é simples e fácil para monitorar o estado da bateria e se programar para substituí-la

Compartilhe:
26/08/2022 - 13h18min Corrigir

Muitas pessoas podem não saber, mas a bateria dos smartphones possui uma vida útil. Quando determinados ciclos de carga são completados, a bateria começa a perder eficiência, e, com o passar do tempo, essa capacidade de manter a carga energética diminui e o aparelho passa a utilizar recargas mais frequentes, portanto é muito importante saber checar qual é a situação atual da bateria e acompanhar seus ciclos para determinar qual o melhor momento de substituir o componente ou passar para um novo aparelho.

Descobrindo o estado da bateria pelo código de discagem

Para smartphones com sistema operacional Android, é possível verificar o estado da bateria através do aplicativo de discagem, utilizando um código. Esse método não exibe quantos ciclos de carga da bateria já foram feitos ou quantos ainda restam.

Para executar esse método, é preciso abrir o aplicativo de discagem do celular e digitar a seguinte sequência: “*#*#4636#*#*”.

Após digitar o código, o aparelho vai exibir uma lista de informações e estado sobre o dispositivo e a saúde da bateria. Ao visualizar a lista, basta clicar na opção “Informações da bateria” e, depois, em “Integridade da bateria”.

Neste momento, o aparelho irá mostrar alguns dados relacionados à saúde da bateria. Se não houver nenhum problema aparente, o estado da bateria vai constar como “Boa”, na seção “Saúde da bateria”. 

Dependendo do aparelho e da versão do Android, existe a possibilidade de que as informações sejam exibidas como uma lista de códigos. Se esse for o caso, basta procurar o código "MB_06", que mostra em que estado se encontra a bateria do celular. Em alguns casos, irá constar como “Boa” ou “Ruim”, e, em outros, os termos podem aparecer em inglês, como “Good” e “Bad”.

E no sistema iOS?

Também é possível checar o estado da bateria do smartphone se ele possuir o sistema iOS, utilizado em todos os aparelhos da Apple. 

Para os modelos posteriores ao iPhone 6, como o sistema iOS 11.3 e seus sucessores, o método é bem simples. Basta encontrar o botão “Ajustes”; ao abrir a lista de ajustes que podem ser feitos, é só clicar em “Bateria” e, logo após, entrar na opção “Integridade da bateria”. E, assim como no tópico anterior, o aparelho vai mostrar os dados relativos à saúde da bateria, como quantidade de cargas, desempenho, degradação e se é necessário substituir o componente.

Dicas para preservar a bateria

Algumas dicas para conservar e evitar a troca antecipada da bateria são as seguintes.

Evite carregar 100% ou deixar o aparelho totalmente descarregado, pois os dois extremos contabilizam um ciclo que acabou de ser utilizado.

Não utilize cabos e carregadores que não sejam originais ou certificados pelo fabricante do aparelho. Mesmo que sejam caros, o ideal é que, se você usa um iPhone 12, o cabo e a fonte sejam originais da marca (e assim por diante para outras marcas). O uso desses acessórios paralelos pode prejudicar a vida útil da bateria, pois muitos deles não são calibrados de forma exata e acabam entregando energia com voltagem e amperagem diferentes das estabelecidas pelo fabricante.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET