Mundo

Neymar presta depoimento e afirma que não participou de negociações da transferência ao Barcelona

Jogador brasileiro ainda disse que assina tudo que o pai manda. “Sempre meu pai que cuidou e sempre será”

Compartilhe:
18/10/2022 - 10h45min Corrigir

Neymar compareceu, nesta terça-feira (18), no tribunal para prestar depoimento em Barcelona, na Espanha. O atleta brasileiro é réu em ação sobre supostas irregularidades em sua polêmica transferência do Santos ao Barcelona em 2013.

O astro brasileiro havia comparecido ao julgamento ontem (17), primeiro dia do caso. Ele permaneceu por duas horas no banco dos réus e logo foi dispensado pelo juiz do caso. O julgamento deve se estender até o dia 31 de outubro.

Neymar afirmou, hoje (18), que não participou da negociação e que assina tudo o que o pai manda. “Não participei da negociação. Sempre meu pai que cuidou. E sempre será. E eu assino tudo que ele me manda.", disse o craque do PSG.

O pai do jogador, que prestou depoimento na sequência, confirmou a versão. Neymar pai afirmou que o filho "sempre se preocupou em jogar futebol" e "sempre confiou" na gestão de seus direitos.

“Ele nunca participa de negociações. Isso não quer dizer que ele é alienado, pelo contrário. Nós fazemos a vontade dele. Nós trabalhamos. Criamos uma proteção com advogados tributários, comerciais, civis, para poder dar segurança não apenas para Neymar, mas para toda a família”, afirmou.

Além do camisa 10 da seleção brasileira, seus pais e dirigentes do Barcelona e do Santos são acusados pela empresa DIS e pelo Ministério Público espanhol de uma série de crimes fiscais relacionados à sua transferência do clube paulista ao clube catalão em 2013. As acusações pedem a prisão de Neymar por dois anos e multas para todos os envolvidos. As acusações pedem a prisão de Neymar por dois anos e multas para todos os envolvidos.

Entenda o caso

A venda de Neymar, do Santos para o Barcelona, foi anunciada em maio de 2013 com um valor de 17,1 milhões de euros. Este seria o valor pago pelo clube catalão ao brasileiro.

Na época, a DIS era dona de 40% dos direitos econômicos do atleta e recebeu 6,84 milhões de euros. De acordo com a empresa, foram feitas manobras para reduzir o valor de sua fatia do negócio.

O próprio Barcelona revelou, um tempo depois, que a transação custou 57 milhões de euros. A diferença de quase 40 milhões de euros foi paga à empresa N&N (sigla para Neymar e Nadine, pais do jogador).

Após uma investigação mais aprofundada, foi constatado que, na verdade, o total da transação foi ainda maior: 86,2 milhões de euros. Neste valor estavam embutidos pagamentos por amistosos a serem disputados por Barcelona e Santos, direito de preferência por jovens atletas da base santista, acordos entre o Barcelona e a Fundação Instituto Neymar Jr, direitos de imagem, luvas para Neymar e comissões para agentes.

A DIS comprou 40% dos direitos de Neymar em 2009, quando ele tinha 17 anos, por 2 milhões de euros. Caso a negociação entre os dois clubes – sem os outros contratos – tivesse sido fechada em 86,2 milhões de euros, a empresa teria faturado 34,5 milhões de euros.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERASAABBTBK INTERNET