Mundo

ETIAS Europa: Conheça o novo visto de entrada para brasileiros

O ETIAS Europa é uma autorização de viagem que entrará em vigor em breve. Entenda tudo sobre o visto, que será exigido para a entrada de brasileiros

Compartilhe:
19/12/2022 - 16h16min Corrigir

Se conhecer países históricos do Velho Continente está nos seus planos próximos, saiba que existe um novo visto de entrada para brasileiros. O ETIAS Europa passará a ser obrigatório em breve e entender todos os seus detalhes é essencial para fazer uma boa viagem.

Com o intuito de trazer mais segurança para os países europeus, essa autorização de viagem traz como principal vantagem a praticidade de emissão.

Assim, se você está pesquisando sobre requisitos para entrar na Bélgica como turista ou mesmo passear em países como Portugal, França ou Itália, precisa ter em mente que o ETIAS Europa vai entrar na sua lista de documentação.

Entenda a seguir tudo sobre o ETIAS Europa, o novo visto de entrada para brasileiros!

O que é ETIAS e para que foi criado

O ETIAS é um sistema eletrônico de autorização de viagem. Embora muita gente considere o ETIAS Europa como um visto, ele é muito mais simples e menos burocrático de ser obtido.

Na prática, consiste em uma verificação eletrônica que sistemas desenvolvidos por países do Espaço Schengen, na Europa, fazem na documentação de um visitante.

Assim, mesmo que você viaje para a Europa a turismo, deve submeter seus dados e passaporte por formulário eletrônico. O sistema vai analisar tudo o que foi informado para identificar se há algum tipo de risco nesse viajante.

Se estiver tudo correto, acontece a emissão do ETIAS Europa, que é um aviso eletrônico vinculado ao seu passaporte. Então, ao passar pela imigração, há a checagem da autorização e o turista é liberado!

O ETIAS Europa foi criado com o intuito de proporcionar mais segurança para os países do Espaço Schengen, que é um acordo de livre mercado e circulação entre 26 nações.

Dessa forma, um viajante só entra em um desses países, se a comunidade europeia entender que não há risco de imigração ilegal, violência ou mesmo terrorismo.

Além disso, uma das promessas do ETIAS é facilitar a transição entre países, tornando a etapa de imigração muito mais simples e rápida.

O ETIAS é obrigatório?

Atualmente, o ETIAS ainda não é obrigatório. Mas isso já tem prazo para mudar!

De acordo com os órgãos oficiais do ETIAS Europa, a necessidade de emissão da autorização de viagem passará a ser obrigatória em novembro de 2023. Um tempo considerável para que os turistas consigam se adaptar.

A proposta e o sistema do ETIAS não são novidades. Originalmente, seu prazo de implementação era entre os anos de 2020 e 2021. Entretanto, com a pandemia da Covid-19 e o fechamento das fronteiras, a implementação da autorização de viagem foi adiada.

E ainda que, de tempos em tempos, pode surgir uma nova onda de Covid na Europa (afinal, estamos falando de um vírus), parece haver uma definição oficial quanto a sua implementação em 2023.

Como emitir a autorização de viagem ETIAS?

Viajar para a Europa é algo que exige preparo. Por isso, se essa viagem está nos seus planos, é possível que ela aconteça daqui há algum tempo, após o início da cobrança do ETIAS.

Nesse caso, se você pretende visitar países do Espaço Schengen, precisa anotar na agenda para fazer o processo de emissão da autorização de viagem.

O ponto alto do ETIAS Europa é que tudo é feito eletronicamente. Ou seja, você não precisa visitar um consulado ou uma embaixada para conseguir fazer a emissão.

O processo acontece por meio do site oficial do ETIAS. Nele, você deverá inserir seus dados pessoais, incluindo endereço e número do passaporte.

Além disso, você deverá responder algumas perguntas simples sobre formação acadêmica, vínculo empregatício e o país de chegada.

Por fim, é preciso informar um número de cartão de crédito, onde a cobrança da taxa do ETIAS será creditada. Após algumas horas ou dias, você vai receber a aprovação do ETIAS via e-mail.

Caso você não seja aprovado, pode conferir o pedido para identificar se preencheu algo de forma incorreta. Um erro no número do passaporte, por exemplo, é suficiente para provocar uma negativa.

Uma vez que o ETIAS Europa esteja pronto e vinculado ao seu passaporte, a autorização de viagem tem validade de 3 anos.

Preciso de outro visto?

Uma dúvida muito comum em quem vai para a Europa pela primeira vez é sobre a necessidade de apresentar algum visto específico.

Entretanto, além do ETIAS Europa, que será exigido somente a partir de novembro de 2023, viajantes brasileiros que vão a turismo para os países europeus não precisam de visto.

Isso porque, o Brasil possui acordos diplomáticos com a comunidade europeia. Para obter o visto de turismo, que permite estadia de até 90 dias, basta ter um passaporte válido e ser aprovado na entrada do país, na imigração.

Agora, se a sua ideia for morar na Europa, seja por trabalho ou estudos, você precisará buscar vistos específicos para uma estadia mais longa.

Viajando pela Europa

Para muita gente, o ETIAS é uma etapa a mais para realizar uma viagem para a Europa. Porém, é fácil compreender a necessidade desse tipo de visto para a comunidade do Espaço Schengen.

Com o alto fluxo migratório dos últimos anos, além de situações específicas como a Guerra da Ucrânia, onde até mesmo esportistas brasileiros precisaram buscar refúgio, reforçar a segurança das nações parece ser prioritário.

De qualquer forma, tenha em mente que o “esforço” de emitir um ETIAS Europa é pequeno. Tudo é feito online, de modo prático e acessível.

Então, com o ETIAS em mãos, sua viagem para a Europa tem tudo para ser um momento de lazer, contato com culturas e experiências incríveis! 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASAABB