Tecnologia

Golpes Online: Como se Proteger das Fraudes mais Comuns na Internet

Não caia em Golpes Online: Saiba como se Proteger e Evitar Fraudes na Internet

Compartilhe:
07/03/2023 - 12h53min Corrigir

Com o aumento do uso da internet nos últimos anos, os golpes online se tornaram cada vez mais comuns. Estelionatários utilizam diversas técnicas para enganar as vítimas e obter informações confidenciais, dinheiro ou outros bens. É importante que as pessoas estejam cientes dos tipos de golpes mais comuns e saibam como se proteger.

Um dos golpes mais comuns é o phishing, em que o golpista envia um e-mail ou mensagem de texto que parece ser de uma instituição confiável, como um banco ou empresa de comércio eletrônico, pedindo informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito. É importante verificar sempre se o remetente é realmente quem diz ser e evitar clicar em links suspeitos.

Outro golpe comum é o do falso suporte técnico, em que o golpista entra em contato com a vítima alegando que há um problema em seu computador e oferece ajuda para resolver o suposto problema. Em seguida, o golpista pede acesso remoto ao computador da vítima e instala programas maliciosos que podem roubar informações pessoais. Para evitar esse golpe, é importante que as pessoas desconfiem de ligações ou mensagens não solicitadas e não forneçam informações pessoais ou acesso remoto a desconhecidos.

O golpe do boleto falso também é comum, em que o golpista envia um boleto fraudulento com um valor superior ao devido, esperando que a vítima pague sem perceber a diferença. É importante verificar sempre os dados do boleto e nunca pagar sem conferir o valor e a instituição emissora.

Além desses, existem outros tipos de golpes, como os de redes sociais, em que o golpista cria um perfil falso para se passar por outra pessoa e obter informações pessoais, e os de namoro online, em que o golpista cria um perfil falso em um site de namoro para enganar e extorquir dinheiro da vítima.

Para se proteger desses golpes, é importante que as pessoas sempre desconfiem de ofertas muito boas para ser verdade e verifiquem a veracidade das informações antes de fornecer dados pessoais ou efetuar pagamentos. É recomendado que se use softwares antivírus, nunca se compartilhe senhas e não se clique em links suspeitos. Manter-se atualizado sobre os tipos de golpes mais comuns também pode ajudar a prevenir a ocorrência de fraudes.

Em caso de suspeita de fraude, é importante que a vítima denuncie o golpe às autoridades competentes e busque ajuda de especialistas em segurança digital. Com atenção e cuidado, é possível navegar na internet de forma segura e evitar a ocorrência de golpes online.

 *Este artigo foi escrito com auxílio de uma ferramenta de I.A chamada Chat-GPT e revisada por um ser humano, caso tenha encontrado algum erro entre em contato pelo botão no topo da página ou pelo WhatsApp clicando aqui.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AABBSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARES