Política

Alckmin defende reforma tributária eficiente e critica atual modelo: "caótico e injusto"

Vice-presidente destaca ações nos primeiros 87 dias de governo

Compartilhe:
28/03/2023 - 12h50min Corrigir

O vice-presidente Geraldo Alckmin participou, nesta terça-feira (28), da 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, representando o presidente Lula. Na ocasião, Alckmin defendeu uma reforma tributária que traga eficiência econômica para o país.

Para o vice-presidente, o atual modelo tributário brasileiro é "caótico" e "injusto", tanto na cobrança quanto na distribuição de recursos, tendo uma distribuição que varia de R$ 30 a quase R$ 9 mil per capita para os municípios. Alckmin ainda destacou a alta judicialização e o custo elevado para o pagamento de impostos, devido à complexidade tributária.

Ainda em suas declarações, Alckmin comparou o Brasil com os Estados Unidos, afirmando que enquanto o país norte-americano cobra em torno de 20% de tributos sobre consumo, no Brasil este percentual chega a quase 50%. Além disso, Alckmin frisou que o atual modelo tributário não estimula investimentos e dificulta as exportações.

A reforma tributária e o pacto federativo foram os temas centrais desta edição da marcha, que reuniu cerca de 10 mil gestores, e defendidos pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A CNM pede mudança na legislação para que o dinheiro arrecadado fique na cidade onde houve o consumo, ao invés de ir para o município da sede da empresa fornecedora.

Atualmente, duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) para a reforma tributária tramitam no Congresso e são defendidas pelo Ministério da Fazenda, com a sugestão da unificação de vários tributos, sem diminuir a arrecadação dos municípios, segundo o governo federal.

Com informações de Agência Brasil

 *Este artigo foi escrito com o auxílio de uma ferramenta de I.A baseada no modelo GPT, chamada Blog-GPT, e revisado por um ser humano, caso tenha encontrado algum erro, entre em contato pelo botão no topo da página ou pelo WhatsApp clicando aqui.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉCÂMERASAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNET