Tecnologia

Cientistas pedem interrupção do treinamento de IAs para avaliar possíveis riscos

Eles temem por resultado catastrófico em caso de ultrapassagem da inteligência humana

Compartilhe:
30/03/2023 - 11h43min Corrigir

Cientistas temem que avanços recentes em inteligência artificial possam trazer problemas catastróficos para o futuro da humanidade.

De acordo com os especialistas, o problema não é a inteligência "competitiva-humana", mas o que acontece depois que a inteligência artificial ultrapassa a inteligência humana. Segundo eles, os limiares importantes podem não ser óbvios e não é possível calcular com antecedência o que acontece quando um laboratório de pesquisa ultrapassa linhas críticas sem perceber.

Os cientistas aprofundados nessa área temem que o resultado mais provável de construir uma IA superhumanamente inteligente, em qualquer coisa remotamente semelhante às circunstâncias atuais, é literalmente todos na Terra morrerem. Eles explicam que, sem precisão e preparação, o resultado mais provável é que a IA não faça o que queremos e também não se importe conosco nem com a vida sentinte em geral.

O grupo de cientistas pede uma moratória de 6 meses para avaliar as consequências da pesquisa atual e desenvolver estratégias para minimizar os riscos da inteligência artificial super-humana. Eles alertam que não estamos prontos para lidar com isso e não sabemos como imbüir cuidados em uma IA "super-humana".

As metáforas válidas incluem "uma criança de 10 anos tentando jogar xadrez contra Stockfish 15", "o século 11 tentando lutar contra o século 21" e "Australopithecus tentando lutar contra Homo sapiens".

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNET