Educação

EXCLUSIVO: mãe denuncia falta de monitor para aluno autista em escola estadual de Camaquã

Lei concede ao estudante direito de acompanhamento de um profissional em sala de aula

Compartilhe:
24/08/2023 - 10h27min Corrigir

A mãe de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que estuda em uma escola estadual de Camaquã, reclama da falta de monitor para seu filho em sala de aula.  O direito é concedido por lei para que os estudantes tenham o acompanhamento para garantir o ensino adequado.

O que é o TEA?

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5, que é uma grande referência em questões neurológicas, pessoas com espectro tem algumas características que podem mudar de acordo com o grau da deficiência, são elas déficit de comunicação social ou interação social e padrões restritos e repetitivos, como fixação em determinados assuntos ou objetos.

O caso

A mãe, Ana Jandira, vem tentando garantir o direito de seu filho ter um acompanhamento profissional em sala de aula desde o começo de 2023, quando a criança ingressou na Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel da Silva Pacheco. “O pedido de monitoria foi aberto pela escola, quando avaliaram a necessidade em 13 fevereiro, e está há 180 dias aberto, faz 18 dias que está parado no mesmo lugar, foi quando inseriram o PDI, mas na verdade o PDI foi pra 12CRE em 10 de julho, mas ficou parado por 30 dias sem andamento, só foi pra frente porque eu liguei cobrando com mais insistência” relatou a mãe da criança.

Direitos dos alunos

A Lei nº 12.764, de 27 dezembro de 2012, em seu segundo parágrafo sanciona que “a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais”. Na mesma lei, em parágrafo único, “Em casos de comprovada necessidade, a pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, nos termos do inciso IV do art. 2º, terá direito a acompanhante especializado”.

Já a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, no Art. 3º - sessão XIII, estabelece para o aluno com deficiência “profissional de apoio escolar: pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas”.

Importância pedagógica

Ana relatou que só quer garantir um direito do filho e que precisa que o estado cumpra sua função. “Eu como mãe vejo que não importa a legislação, o diagnóstico correto, a avaliação dos profissionais da escola, tudo isso parece inútil, porque a inclusão na prática não existe, há meses luto pra garantir o direito do meu filho a educação e esse direito tem sido negado, o pedido da escola está há seis meses sem atendimento, me sinto impotente. Preciso que o direito de ter chances reais de evoluir e aprender, num ambiente seguro, ele precisa muitas vezes sair da sala para se autorregular e sai sozinho agitado, a professora tem todos os outros 23 pra cuidar”.

Em conversa com a equipe de reportagem do Blog do Juares (BJ News), a direção da escola afirmou que já tem os laudos que constam o diagnóstico de autismo e também o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do aluno. Os documentos já foram encaminhados para a 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a qual pertence o município de Camaquã, solicitando a presença de um monitor para acompanhamento em sala de aula. 

Em relatos de profissionais de outras escolas estaduais de Camaquã foi descoberto que este não é um caso isolado, e outros alunos com autismo também não contam com a presença de um monitor em sala de aula.

O BJ News entrou em contato com a 12ª CRE e obteve a seguinte resposta sobre o caso: "Os encaminhamentos de monitoria são encaminhados pelo sistema, pela escola." disse a coordenadoria que tem sede em Guaíba.

O processo segue em andamento e aguarda a contratação de um monitor pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES