Educação

IFSul abre inscrições para vestibular com mais de 3 mil vagas para 2024

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 23 de outubro; veja como realizar a inscrição!

Compartilhe:
14/09/2023 - 07h59min Comunicação IFSul Corrigir

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) divulgou, nessa quarta-feira (13), os editais do processo seletivo 2024/1, com 3110 vagas para novos estudantes em cursos técnicos e superiores presenciais gratuitos. São oportunidades para diversas áreas em câmpus espalhados por 13 cidades gaúchas. As inscrições, que também são gratuitas, vão até o dia 23 de outubro e devem ser feitas pela internet através da página do processo seletivo. As provas estão marcadas para os dias 19 de novembro (cursos superiores) e 26 de novembro (cursos técnicos).

Participam do processo seletivo 2024/1 os câmpus Bagé, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça (CaVG), Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires. As provas acontecem de forma presencial na cidade em que está localizado o câmpus escolhido pelo candidato.

Onde buscar as informações oficiais?

As informações detalhadas sobre as fases do processo estão disponíveis nos editais, divulgados na página do processo seletivo. Neste espaço serão divulgadas todas as demais informações oficiais sobre o processo. É possível ainda encontrar ali provas de processos seletivos anteriores, o que pode ajudar aqueles que buscam se preparar melhor. 

Sistemas de ingresso

Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas. Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

Rede Federal

O processo seletivo deste ano ocorre em um período de comemorações no instituto, com datas simbólicas para sua história. Os dois câmpus mais antigos da instituição, o Pelotas-Visconde da Graça (CaVG) e o Pelotas, completam 100 e 80 anos, respectivamente. Além disso, 2023 marca também os 15 anos da lei 11892/2008, que criou os institutos federais. Conectando escolas técnicas e centros federais de educação tecnológica (os CEFETs), a criação da Rede Federal é considerada a maior política pública para a educação profissionalizante da história do país. Com ela, além da interiorização do ensino profissionalizante, houve uma transformação dessas instituições em espaços que unem ensino gratuito e de qualidade, pesquisa científica e tecnológica e extensão.

Confira abaixo o quadro com o número de vagas para cada nível de ensino por câmpus. O quadro de vagas para cada curso está disponível no edital referente a cada modalidade.

Câmpus

Nº total de vagas

Bagé

120

Camaquã

176

Charqueadas

192

Gravataí

84

Jaguarão

96

Lajeado

160

Novo Hamburgo

92

Passo Fundo

205

Pelotas

805

Pelotas-Visconde da Graça (CaVG)

550

Santana do Livramento

136

Sapiranga

128

Sapucaia do Sul

238

Venâncio Aires

128

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNET