Educação

Susepe registra mais de 3.300 inscritos para o Enem PPL 2023 no RS

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, destacou que esta é uma grande oportunidade para as pessoas privadas de liberdade

Compartilhe:
08/11/2023 - 09h14min Corrigir

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio de cada uma das dez Regiões Penitenciárias do Rio Grande do Sul, inscreveu 3.330 apenados interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa (Enem PPL) 2023. As inscrições para as provas encerraram em 27 de outubro.

No total, a 1ª Região Penitenciária foi a que teve maior número de inscritos, com 862 participantes, seguida da 9ª Região, com 351, e da 4ª Região, com 346. Em termos percentuais, a 5ª Região foi a que teve o maior índice de inscritos, com 11,2% dos presos inscritos. Na sequência, ficaram a  10ª Região, com 10,7%, e a 4ª Região, com 10,5%.

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, destacou que esta é uma grande oportunidade para as pessoas privadas de liberdade. “A educação é a base para a formação de um futuro profissional e pessoal. Por meio desta prova, elas poderão pavimentar este caminho, buscando a ressocialização”.

O superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, também ressaltou que a educação é um recurso primordial para a reinserção social. “Oferecer ferramentas para que os apenados tenham acesso ao estudo é uma das missões da instituição, que busca cumprir o Plano Estadual de Educação às Pessoas Presas e Egressas do Sistema Prisional 2021-2024”, disse.

As provas do Enem PPL 2023 serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro. O resultado será divulgado em 27 de dezembro. Os candidatos farão provas nas seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. 

A diretora do Departamento de Tratamento Penal, Rita Leonardi, reafirmou o compromisso da superintendência com a educação dos apenados. “O expressivo número de inscritos para a realização do Enem 2023 reforça o compromisso da Susepe com a ressocialização, por meio da educação continuada, e também o empenho das delegacias penitenciárias e dos estabelecimentos prisionais para que os apenados se mantenham interessados nos estudos”, destacou.

No primeiro dia, os apenados terão 5h30 para realizar a prova e, no segundo dia, 5 horas, com início às 13h30. As provas e o grau de dificuldade serão os mesmos enfrentados pelos demais candidatos no Enem geral. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da federação.

 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERAS
AABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ