Educação

Campus São Lourenço do Sul recebeu mais de 250 estudantes no Seja FURG 2023

Comunidade conheceu cursos, projetos e estrutura física da universidade durante o evento

Compartilhe:
09/11/2023 - 11h23min Secom FURG SlS Corrigir

Nos dias 6 e 7 de novembro, servidores e estudantes da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) abriram suas portas à comunidade em mais uma edição do SEJA FURG. Ao todo, foram recebidos mais de 250 alunos, oriundos de cinco escolas públicas e de um projeto social do município.

Idealizado pela Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse), o evento é realizado anualmente, com o intuito de divulgar cursos de graduação disponíveis em São Lourenço do Sul (Bacharelado em Agroecologia, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Tecnólogo em Gestão de Cooperativas e Tecnólogo em Gestão Ambiental), a estrutura física do campus e o trabalho desenvolvido pela universidade para futuros ingressantes do ensino superior.

Para a docente Graziela Rinaldi da Rosa, vinculada ao Instituto de Educação (IE), a realização da iniciativa é fundamental. “O SEJA FURG é um momento único, porque os jovens, estudantes da educação básica, especialmente de ensino médio, têm a oportunidade de ver como funciona uma universidade pública federal, conhecer os cursos que são ofertados no campus de São Lourenço do Sul e alguns dos projetos”.

Ela comenta que o SEJA FURG amplia o acesso de informações importantes para quem pretende concorrer a uma vaga. “É um espaço para tirar dúvidas e mostrar como ocorrem os processos seletivos, além dos tipos de ações realizadas para acesso e permanência dos graduandos; envolvendo estudantes, técnicos, professores e funcionários em busca do fortalecimento da universidade pública e de políticas públicas também”.

Aluna do 3º ano do Instituto Estadual de Educação (IEE) Dr. Walter Thofehrn, Iasmin Rockembach visitou o campus lourenciano na segunda-feira, 6 e diz que gostou muito da experiência. Ao contrário da maioria de seus colegas, que ainda não conheciam o espaço, Iasmin já esteve na universidade em outras ocasiões e realizará o Processo Seletivo para o curso de Educação do Campo, que tem prova prevista para acontecer no dia 19 de novembro.

Sua inscrição foi motivada pelo desejo de se tornar professora, e incentivada pelas irmãs Monique e Manuela, que já são alunas da FURG e cursam atualmente o último semestre de Educação do Campo.

Monique conta que ela e Manuela gostam muito da universidade, e que a mãe do trio sempre disse para todas as filhas estudarem. "Então nós sempre conversamos com a Iasmin sobre o quanto é bom. O quanto tu aprendes não só como professora, mas também nos outros campos. A gente começa a ver as coisas de um jeito diferente", afirma.

A turma de Iasmin foi acompanhada no SEJA FURG pela docente de Língua Portuguesa e Literatura no IEE Dr. Walter Thofehrn, Carla Lubke. Para a professora, o evento é necessário para valorizar e integrar a comunidade junto à universidade. “É muito bonito isso, porque a FURG se integra à comunidade. Eles são alunos que provavelmente, se não viessem aqui, não conheceriam os cursos, não saberiam detalhes, não se sentiriam acolhidos. E quando eles vêm aqui, eles se sentem parte do processo de seleção. Eles não são só aqueles alunos que vão vir pra cá, eles fazem parte dessa estrutura. A beleza do estudar é essa, é a gente se sentir uma parte disso”, avalia.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)