Mundo

Número de mortes aumenta para 64 após terremoto no Japão

Equipes de resgate enfrentam condições climáticas adversas para socorrer as vítimas

Compartilhe:
03/01/2024 - 08h03min Corrigir

As autoridades japonesas aumentaram para 64 o número de mortes no terremoto que atingiu a Região Centro-Oeste do país na última segunda-feira (1º). As equipes de resgate enfrentam condições climáticas adversas enquanto realizam esforços para socorrer as vítimas.

Anteriormente, um representante da administração de Ishikawa havia informado "62 mortos" e relatado mais de 300 pessoas feridas, sendo 20 em estado grave.

Nas estradas, severamente danificadas ou bloqueadas por árvores caídas, placas de sinalização alertam para o risco de deslizamentos de terra.

Devido às intensas chuvas previstas para hoje e seus impactos na península de Noto, localizada na província de Ishikawa, as autoridades pedem precaução. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um alerta: "Estejam atentos a deslizamentos de terra até hoje à noite."

Algumas áreas tornaram-se instáveis devido ao terremoto, que atingiu a magnitude de 7,5 na escala Richter, conforme o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), e 7,6 de acordo com a JMA.

A Região Centro-Oeste, especialmente a província de Ishikawa, enfrentou centenas de réplicas, algumas delas significativas. O tsunami subsequente provocou ondas de mais de um metro, causando danos a numerosos barcos nos cais e às estradas costeiras.

O desastre resultou na destruição total ou parcial de milhares de edifícios na península de Noto. Essas estruturas podem ser vulneráveis a tremores secundários, tornando as operações de resgate delicadas. Em cada alerta, as equipes precisam evacuar rapidamente os escombros.

O número de vítimas pode aumentar, já que as operações de busca devem continuar por mais alguns dias nas áreas rurais e aldeias de difícil acesso.

Cerca de 32 mil pessoas encontraram refúgio em centros de alojamento estabelecidos em diferentes aldeias, de acordo com as autoridades japonesas. Além disso, quase 34 mil residências ainda estão sem eletricidade na província de Ishikawa.

O governo japonês informou que mais de 115 mil casas em Ishikawa e em outras duas províncias estão sem água devido ao desastre.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASSUPER SÃO JOSÉ