Rural

Programa Nacional de Crédito Fundiário ajuda agricultores no interior de Camaquã

Política visa facilitar que pequenos produtores possam adquirir propriedades

Compartilhe:
31/01/2024 - 09h48min Ascom Emater Corrigir

A execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) pela Emater/RS-Ascar, em parceria com o Comitê Gestor Municipal, tem se destacado como ferramenta para impulsionar a agricultura familiar e promover a permanência das famílias no meio rural em Camaquã. A política visa facilitar o acesso à terra para agricultores familiares, proporcionando condições para a aquisição de propriedades rurais.

O programa também pode direcionar parte dos recursos para investimentos básicos, garantindo a melhoria nas condições de vida e trabalho das famílias beneficiárias.

Em novembro de 2023, uma equipe composta por os extensionistas rurais do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar André Luiz Conceição e Valério Sanchez, o secretário da Agricultura e Abastecimento de Camaquã e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Gildo Silva, além do técnico municipal José Luís Tavares, realizaram uma visita de avaliação à propriedade da família Janke, composta pelo casal e dois filhos, na localidade de Faxinal dos Ramires.

No local, além da aquisição da área, a comitiva também conferiu os demais investimentos realizados por meio do programa e complementados com recursos próprios da família, que proporcionam não apenas um novo lar, mas condições dignas e sustentáveis, como a construção de uma casa com sistema completo de saneamento básico.

O agricultor Willi Janke enfatiza a mudança significativa que o PNCF trouxe para sua família. “Já passamos muita dificuldade, trabalhamos a vida toda na terra dos outros e agora, com esse programa podemos investir no que é”. Sua esposa, Sonia Lorizete Janke complementa, “Nós trabalhamos felizes, nossa vida mudou 100%”.

O secretário Gildo Silva destaca a importância do programa como catalisador de mudanças. “O PNCF é importantíssimo, o próprio relato da família já define o tamanho de sua relevância, e o trabalho de nossas entidades vem para dar o apoio necessário para a sua execução” O técnico José Luis compartilha a satisfação de contribuir para um projeto que impacta positivamente as comunidades locais. “É muito bom fazer parte de um programa que muda a vida das pessoas, isso é importante para as famílias e para o nosso município”.

O extensionista rural Valério Sanchez, responsável pela execução do programa no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, ressalta a visão de longo prazo do PNCF como uma importante ferramenta de fixação das famílias no meio rural, possibilitando a sucessão e destaca que são investimentos necessários à geração de renda e ao desenvolvimento rural sustentável.

Em Camaquã, a parceria entre a Emater/RS-Ascar e o comitê gestor municipal, que também é composto por representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local, tem sido eficaz na condução do Pnfc. Nos últimos dois anos, foram encaminhadas 9 propostas, das quais 7 já foram contratadas, demonstrando o impacto positivo do programa na região.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASTBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES