Cultura

Documentário sobre a enchente e sobrevivência dos animais terá Santa Rita do Sul como cenário

Projeto da artesã Rosane Blaskowski Tavares e do videomaker Marnei Ganizeu foi um dos contemplados com recusos da Lei Paulo Gustavo em Arambaré

Compartilhe:
05/03/2024 - 14h42min Corrigir

A situação das enchentes que afetaram diversos municípios do Rio Grande do Sul no segundo semestre de 2023 e a sobrevivência dos animais aos eventos climáticos adversos serão temas de um documentário que terá como cenário o distrito de Santa Rita do Sul, em Arambaré. A idealizadora do projeto é a artesã Rosane Blaskowski Tavares, em parceria com o videomaker Marnei Ganizeu. A proposta foi uma das contempladas no município com recursos da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. O resultado foi divulgado pela Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Cultura de Arambaré na última sexta-feira (1º).

Rosane contou à reportagem do Grupo Blog do Juares de Comunicações que a participação no curta-metragem Fiar o Vento, da cineasta pelotense Mari Moraga, fez com que algumas pessoas do ciclo de convivência pedissem para que ela se envolvesse em outras produções audiovisuais. A artesã protagonizou a obra, produzida em 2021, falando sobre o trabalho artesanal que realiza com lã de ovelha na beira da lagoa dos Patos – mantendo uma tradição de seus antepassados. Fiar o Vento foi vencedor da categoria de Melhor Fotografia do 20º Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas do Festival de Cinema de Gramado 2023. 

"Com a função dos editais da Lei Paulo Gustavo, algumas pessoas "cobraram" uma segunda participação na produção de audiovisuais, já que o Fiar o Vento tinha sido premiado... Quem sabe uma continuidade? Na realidade, o foco é no artesanato. Mas, não foi descartada a hipótese. Nisto, veio morar em Arambaré o Marnei Ganizeu, que é videomaker. Consegui o contato dele e mandei mensagem. Uma boa conversa, expus a narrativa da história. Ele, de imediato, aceitou", disse Rosane. 

O pano de fundo do documentário, intitulado Quando a Água Chega nas Casas, é a trajetória de duas ovelhas que sobreviveram a três enchentes, e também os medos e obstáculos enfrentados pelas comunidades que vivem em locais com risco de inundações e tiveram suas casas invadidas pela água da chuva por três ocasiões no ano passado. Além de Santa Rita do Sul, o documentário tem locações na cidade de Arambaré e na localidade de Ilha Santo Antônio, no interior de Camaquã, que também enfrentou inundação com a subida do nível do rio Camaquã. 

A obra terá a colaboração do historiador Adriano Signorini Kath com depoimentos e imagens, e do sobrinho da artesã, Luís Eduardo Blaskowski, na produção musical. “Já estamos com material, música, depoimentos, aguardando pra montagem...”, contou Rosane. "As ovelhas são minhas, mas estão na Ilha Santo Antônio. Levei para o Adriano (que mora na localidade)... Eram dele... Devolvi para refazer o rebanho. Ele perdeu com a enchente uma quantidade enorme de ovelhas", completou.

A artesã aproveitou para destacar a importância do setor audiovisual para o fomento da cultura – principalmente a local. “Este projeto veio para mostrar que a produção de audiovisuais está aí... Ajuda muito a promover cultura”, sublinhou.

Depois de entrar na onda dos festivais de produção audiovisual com o curta-metragem Fiar o Vento, Rosane afirma que ainda é cedo para pensar em concorrer com a nova obra nas mostas de cinema. Contudo, ela salienta que existe a possibilidade. "Não paramos para pensar sobre participação de festivais, mas estamos aí...", concluiu a artesã. 

O documentário ainda não tem data de lançamento.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
Mais Lidas
AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARES