Cultura

Governo do RS apresenta programação do Bicentenário da Imigração Alemã

Ações ocorrem em mais de 100 municípios e incluem atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas

Compartilhe:
15/03/2024 - 08h48min Secom Governo do RS Corrigir

Os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã no Rio Grande do Sul serão comemorados até o fim de 2024 em mais de 100 municípios gaúchos. É o que consta na programação, organizada por uma comissão oficial integrada por mais de 60 instituições, que foi anunciada na noite desta quinta-feira (14), em evento na Sala de Recitais da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).

Entre as ações comemorativas, estão atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas. Na ocasião, foram anunciados 11 concertos da Ospa pelo interior do Estado e outros cinco em Porto Alegre, todos em homenagem ao Bicentenário.

A secretária-adjunta da Cultura, Gabriela Meindrad, que representou o governador Eduardo Leite na solenidade, agradeceu o engajamento dos municípios que estão empenhados nas comemorações. Ela afirmou que a união em torno das festividades é prova da importante influência dos imigrantes e seus descendentes nas cidades gaúchas. “Celebrar a diversidade cultural e étnica desse povo, presente na nossa marca comemorativa, mostra sua coragem ao deixar sua nação para construir, com muito trabalho, o nosso país”, destacou. Meindrad salientou a fé, a união e o trabalho do povo germânico como algumas das principais marcas culturais dos imigrantes. “Este é o legado que faz o nosso povo, o nosso Estado hoje”, concluiu.

As ações do Bicentenário foram organizadas a partir de reuniões setoriais e encontros com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus, associações culturais e entidades ligadas à economia, para planejar e organizar a agenda festiva. O presidente da Comissão do Bicentenário e subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger, destacou ações das subcomissões temáticas que atuam nas comemorações. “O Bicentenário não é um assunto simples. A programação que é lançada oficialmente hoje, mas que está em curso desde janeiro, é fruto de um sonho coletivo, cheio de surpresas e diferentes tons”, afirmou.

Estão previstos mais de 120 eventos no Rio Grande do Sul, propostos por municípios, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas. A lista de atividades prevê festas que celebram a contribuição dos imigrantes para a cultura, a gastronomia e a economia gaúchas, torneios de esportes e competições tradicionais germânicas.

O cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Marc Bogdahn, disse ser uma grande honra presenciar esse momento. Ele parabenizou o Estado pela dedicação e empenho em comemorar a data. “Estou impressionadíssimo pela dedicação e também pela amplitude do trabalho da Comissão do Bicentenário. É realmente um reflexo da grandiosidade da sociedade civil aqui do Rio Grande do Sul”. Marc disse que comemorar o bicentenário é olhar o passado para construir o futuro e reconheceu a importância da imigração para a construção de uma sociedade miscigenada como a do Brasil. “Essa simbiose de tantas origens diferentes faz do Rio Grande do Sul, e dessa grande mistura que encontramos no Brasil, um modelo para o mundo, inclusive para a Alemanha”, concluiu.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABB