Cultura

Ponto de cultura em memória de Barbosa Lessa é inaugurado em Camaquã

Evento aconteceu no dia que o município completou 160 anos

Compartilhe:
26/04/2024 - 09h40min Corrigir

O Ponto de Cultura da Associação Amigos da Água Grande (AAAG), em Memória Barbosa Lessa, outorgado pelo Governo do Estado do RS, foi inaugurado na última sexta-feira (19) em Camaquã. Evento aconteceu no dia que a cidade completou 160 anos.

O descerramento da placa inaugural contou com a presença de dirigentes culturais da Casa do Poeta Camaquense e da Associação de Artesãos, artistas, músicos e escritores da região. O novo secretário de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Varlei Magalhães e o vereador Claiton Silva da Silva representaram os poderes Executivo e Legislativo.

O evento cultural transcorreu no espaço Luau Chão de Estrelas, no Verdes Campos Lazer & Eventos. No local a empresa, dirigida pelo casal Pablo Pacheco Fernandes e Claudia Olinto, cedeu uma área para a instalação do futuro Memorial Barbosa Lessa, que conta ainda com um quiosque com capacidade para 120 pessoas sentadas, e que entre outras atividades, se tornou a nova sede da Associação Amigos da Água Grande.

Conforme o presidente da AAAG e coordenador do espaço, Catullo Fernandes, neste ambiente, ainda este ano, serão realizadas diversas ações culturais, no período de seis meses (junho a novembro), onde serão oferecidos cursos e oficinas, além de palestras e exibição de documentários sobre Camaquã Terra Farroupilha, visando a consolidação deste título estadual, e o fortalecimento da história e da cultura projetando o turismo no município.

A AAAG é uma entidade cultural que conta com 17 anos de atuação em prol da preservação da história de Camaquã, e em particular da memória do escritor e pesquisador Barbosa Lessa. “Acabamos de aprovar dois grandes projetos através da Associação para a execução de cem sessões de cinema com entrada franca numa parceria com o produtor cultural Ícaro Machado, e o curta metragem “Barbosa e Nilza Lessa: camaquenses adotivos”, ambos pela Lei Paulo Gustavo somando mais de 250 mil reais”, comemora o poeta e pesquisador Catullo Fernandes, que anunciou ainda uma emenda impositiva do vereador João Pedro Grill, no valor de R$10 mil para a realização de oficinas gratuitas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

ALRS DOAÇÕES RS
SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA JUNHO 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
AABB
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
ALRS DOAÇÕES RSSUPER SÃO JOSÉAFUBRA JUNHO 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETAABBCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARES