Educação

Programa Alfabetiza Tchê é lançado com adesão de todos os municípios do Rio Grande do Sul

Projeto foi apresentado nessa terça-feira (12) no Palácio Piratini

Compartilhe:
13/03/2024 - 09h11min Corrigir

Com o objetivo de assegurar a alfabetização dos estudantes da rede pública de ensino, o governador Eduardo Leite e a secretária da Educação, Raquel Teixeira, apresentaram nessa terça-feira (12), no Palácio Piratini, a estrutura do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (Alfabetiza Tchê). A iniciativa tem previsão de investir R$ 47,5 milhões anualmente por parte do governo do Estado e conta com a adesão de todos os municípios do Rio Grande do Sul, beneficiando 235 mil estudantes. O lançamento integra a Semana Estadual da Educação.

“Estamos determinados a fazer uma transformação profunda na educação. O lema do nosso governo diz que ‘o futuro nos une’, e nada dialoga mais com o amanhã do que a educação, do que a formação para que cada ser humano se desenvolva em seu pleno potencial”, disse Leite. “O Alfabetiza Tchê é um programa consistente e bem estruturado para garantir a alfabetização das crianças e o desenvolvimento do Estado.”

O Alfabetiza Tchê visa possibilitar que estudantes de instituições das redes estadual e municipal do Rio Grande do Sul estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O programa foi elaborado com base na Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc). Como forma de fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios, o governo trabalhou junto à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e à União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime-RS), atingindo 100% de adesão dos municípios.

Raquel lembrou como crianças e jovens foram afetados pela pandemia de covid-19. “A pandemia foi uma disrupção total no processo de aprendizagem que estava ocorrendo. A alfabetização é a base de tudo, pois ninguém será capaz de desenvolver habilidades de raciocínio crítico se não tiver uma capacidade de leitura consolidada”, enfatizou.

Presente na solenidade, a secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Izolda Cela, elogiou a solidez do programa. “O fato de o Alfabetiza Tchê incluir Estado e municípios gera uma perspectiva de sustentabilidade a longo prazo. É fundamental garantir que as escolas tenham as melhores condições para trabalhar”, afirmou.

Também estiveram no evento a presidente da Undime-RS, Maristela Guasselli, e o presidente da Famurs, Luciano Orsi. A cerimônia contou ainda com a participação das crianças da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mathias de Albuquerque, de Porto Alegre, e da Escola Municipal de Educação Básica Marcos Moog, de Novo Hamburgo. A aluna Luiza Martins Silva, da escola Mathias de Albuquerque, fez a leitura de um poema sobre alfabetização. Já o encerramento ficou por conta de uma apresentação de integrantes da Orquestra Jovem de Novo Hamburgo, que executou trechos da Nona Sinfonia de Beethoven e da canção Anunciação, de Alceu Valença.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNET