Educação

Estudantes egressos de Licenciatura em Educação do Campo representam a Furg-SLS em Encontro Nacional na Bahia

Evento aconteceu entre 28 de fevereiro e 2 de março, na capital do Estado

Compartilhe:
14/03/2024 - 08h39min Ascom Furg-SLS Corrigir

De 28 de fevereiro a 2 de março foi realizado o Encontro Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Enecaf) em Salvador (BA). O curso de Licenciatura em Educação do Campo da FURG São Lourenço do Sul (Furg-SLS) foi representado no evento pelas estudantes Juliana Petry Rodrigues e Eliziane Nogueira Soares, pela egressa Juliana Soares e pela docente Amanda Motta Castro.

A programação contou com diversas atividades, como mesas, plenárias e grupos de trabalho sobre os diferentes aspectos que compõem a Educação do Campo. As principais pautas discutidas durante os quatro dias foram:

- A inserção de políticas públicas para o reconhecimento nacional da carreira docente das licenciaturas em Educação do Campo;

- A inserção dos/as licenciados em editais de concurso público e em processos seletivos nas esferas municipais, estaduais e federais em todo o país;

- A construção, reconstrução, manutenção e defesa das florestas e águas como importantes espaços para atuação profissional dos educadores e educadoras formados nas licenciaturas em Educação do Campo;

- O fortalecimento das licenciaturas em Educação do Campo em sua proposta formativa e princípios pedagógicos, assim como financiamento e apoio à permanência estudantil nas instituições públicas de todo Brasil;

 A construção da pauta junto à Comissão Nacional de Educação do Campo (Conec), bem como a realização de um evento em caráter nacional, amplo, garantindo a presença de egressos e estudantes;

- O empossamento dos licenciados em concursos públicos vigentes em que foram impedidos de assumirem as vagas, seja pelo não reconhecimento da carreira ou pela não especificação da licenciatura nos referidos editais;

- A retomada do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, política pública do Governo Federal,

- E o não fechamento das escolas multisseriadas em zonas rurais.

Para Juliana Petry Rodrigues, a participação no evento foi fundamental pelo conhecimento adquirido. “A gente adquire muitos conhecimentos, fala com pessoas de todo o Brasil, com estudantes, com egressos, com professores já formados. E é muito bom essa troca de experiências, essa troca de relatos. Às vezes a gente acha que só na nossa universidade, na nossa cidade ou na nossa região tem problemas. Mas na deles também tem”.

A estudante também ressalta a importância da presença de estudantes negras representando a FURG. “Duas estudantes negras foram representar a FURG, isso foi muito importante pra mim. Inclusive lá, a gente também sentiu a falta de mulheres negras”, avalia.

“Para mim, o ponto mais importante de poder participar de um evento desse é a representatividade, que a gente vai lá e diz: ‘olha, eu sou mulher negra sim, mulher negra quilombola, estou aqui, vim representar minha universidade, estou representando várias pessoas’, e de dizer que a gente está lá, a gente está ocupando esse espaço, além do conhecimento que a gente adquire com essas trocas de experiências”, afirma Juliana.

1º Seneledoc

Estudantes e egressos das licenciaturas em Educação do Campo também realizaram simultaneamente ao Enecaf o 1º Seminário Nacional de Estudantes e Egressos das Licenciaturas em Educação do Campo (Seneledoc), que contou com a segunda plenária Nacional da Articulação Nacional de Estudantes e Licenciadas/os em Educação do Campo, dia 29 de fevereiro.

Participaram da plenária 276 pessoas de todas as regiões do país. Destas, 150 pessoas estiveram reunidas de forma presencial e 126 pessoas de forma remota, por vídeo chamada.

A temática lançada foi “Organização de base por permanência estudantil, inserção e valorização profissional”. Assim, foram projetados desafios da construção da organização a nível estadual, regional e nacional para os anos de 2024 e 2025.

Na ocasião, também foram selecionados representantes responsáveis por promoverem a articulação sobre a pauta. A estudante Eliziane Nogueira Soares, da Furg-SLS, será representante da região sul.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORAABBTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)