Educação

Educação inclusiva: saiba mais sobre um dos temas que mais caem em concursos

Veja os principais conceitos e definições que permeiam o universo da educação inclusiva

Compartilhe:
22/02/2021 - 13h04min Corrigir

Vai prestar concurso para professor ou cargos em órgãos ligados à educação? Pois dedique boas horas diárias de seus estudos para a educação inclusiva, assunto que marca presença na maioria dos certames.

Apresentaremos, neste artigo, os principais conceitos e definições que permeiam o universo da educação inclusiva, bem como daremos orientações para o concurseiro que poderá encontrar questões sobre esse tema pela frente.

Antes de continuarmos, uma rápida pausa especialmente feita para você que está na graduação ou pós-graduação em educação: você precisa ler este artigo sobre seu TCC pronto educação inclusiva!

O que é educação inclusiva?

Podemos definir a educação inclusiva como um universo de predisposições e conceitos que têm como foco a garantia de acesso a todas as pessoas à educação, sob igualdade de oportunidades em todos os aspectos.

Destrinchando ainda mais essa questão, podemos definir “todas as pessoas” da forma mais ampla possível, contemplando assim diferenças étnicas, culturais, físicas, sensoriais, psíquicas, sociais e de gênero.

Partindo dessa premissa, temos que a educação inclusiva é regida por cinco princípios básicos importantes, que devem ser revisitados de tempos em tempos:

  • Todas as pessoas têm direito à educação

  • Todo indivíduo é capaz de aprender

  • Cada indivíduo aprende de maneira única e singular

  • O convívio em sociedade é benéfico para todos

  • Todos estão contemplados pela educação inclusiva

A necessidade de revisitação a esses princípios se deve ao fato de que nem sempre são observados em instituições que se dizem inclusivas; por exemplo, muitos alunos são “incluídos” em processos de aprendizagem altamente segregários, sem poder se juntar aos colegas.

Educação inclusiva tem sido também tema de muitos estudos acadêmicos, gerando diversas perspectivas de abordagem. Aliás, esses problemas de instituições que se dizem inclusivas compõem uma ótima justificativa para um TCC, não acha?

Educação inclusiva em concursos

As discussões sobre educação inclusiva não somente se ampliaram a praticamente toda a rede educacional do país, considerando tanto particular quanto pública - também já marcam posição nos principais editais de concurso da área educacional.

Dessa forma, seja você candidato concurseiro a cargos de professor ou quaisquer outros lotados em instituições educacionais, a tendência é que você se depare com esse tema com muita frequência - a iniciar pelas provas dos certames.

Espere enfrentar duas ou três questões, no mínimo, sobre educação inclusiva em suas provas - possivelmente até um maior número em caso de vagas para professores. E no dia a dia de trabalho, em muitos momentos serão exigidos de você comportamentos e direcionamentos adequados sobre essas questões.

Novidades sobre educação inclusiva

Ainda sobre concursos, um assunto do momento que pode ser cobrado é o imbróglio surgido entre o Poder Executivo Federal e a nossa Suprema Corte. Em linhas gerais, um Decreto Presidencial sobre educação inclusiva foi declarado inconstitucional pelo STF, enterrando uma questão que preocupava educadores em todo o país.

O decreto determinava o retorno de uma prática obsoleta e segregacionista, que é o encaminhamento de alunos com deficiência para escolas especiais. Como já vimos, essa determinação vai contra os princípios da educação inclusiva.

Além de se manter antenado a este caso e a todas as notícias que orbitam esse tema, o concurseiro deve dedicar atenção especial à história da educação inclusiva no Brasil, com a evolução das práticas e da legislação, além do que dizem os regimentos mais atuais.

Conclusão

A educação inclusiva é um tema que já provou ser permanente nas discussões em todos os níveis da sociedade, e não apenas um modismo. Por isso, é importante manter-se informado sobre legislação e práticas que envolvem educação inclusiva.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
AABB
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETAABBCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSE