Cultura

Donfelicianense defende tese de bilinguismo português/polonês


Compartilhe:
16/02/2018 - 18h17min Ascom PM DFE / Foto: Divulgação Corrigir
Natural de Dom Feliciano, a pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Rozele Borges Nunes, 33 anos, está concluindo tese de doutorado, a ser defendida, em 26 de março, sobre o bilinguismo português/polonês no município - permanências e rupturas. A orientadora é a professora Eliane Peres, que atua na linha de pesquisa "Cultura escrita, linguagens e aprendizagens".
 
Os pesquisados para compor a pesquisa são de descendência polonesa - Maria Topaczewski, Eva Kucharski e Lorena Slawski - residentes do espaço rural, e Leônia Bystronski e Márcio Rosiak - urbano. “Este trabalho inicial revelou a importância de uma investigação na esfera social, que foi realizada na segunda parte da análise de dados”, considera a pesquisadora.
 
Pressupostos teóricos
 
Os pressupostos teóricos utilizados na investigação vincularam-se, principalmente, à Teoria da Ação e aos conceitos, discutidos pelo sociólogo francês Bernard Lahire, que destaca a importância de entender a pluralidade interna dos indivíduos pesquisados, através da realização de entrevistas em profundidade – mais de um encontro com os entrevistados. Segundo Rozele, também foi importante o conceito de vocalidade, com base na teoria do linguista suíço Paul Zumthor, para entender a permanência da oralidade no município, através dos cantos, mantidos pela tradição oral.

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAIO 2024
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
AFUBRA MAIO 2024FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARES