Cultura

Livro resgata origem e documenta história dos 497 municípios gaúchos


Compartilhe:
02/04/2018 - 15h29min Vanessa Felippe/Secom / Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini Corrigir

Governador Sartori destacou que documentação histórica é fundamental para todas as gerações

Você consegue imaginar o Rio Grande do Sul com apenas quatro municípios? Pois esta era a realidade do Estado em 1809, data da primeira divisão administrativa. Existiam apenas Rio Pardo, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha e Porto Alegre. De lá pra cá, surgiram 493 cidades. A partir de agora, quem quiser pode conhecer a origem e algumas curiosidades de tantos locais. Está tudo no livro Genealogia dos Municípios do Rio Grande do Sul 1809-2018, que foi lançado nesta segunda-feira (2) pelo governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini.

O trabalho começou em 2015 com muita pesquisa. Técnicos do Departamento de Planejamento da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) foram atrás de materiais históricos para explicar como chegamos aos atuais 497 municípios. São 59 páginas com conteúdo didático e linguagem acessível para todos os públicos. Além de ilustrações e mapas históricos, o livro traz um diagrama para consultar a data de origem e a árvore genealógica de cada cidade.

Sartori destacou a importância de documentar a história. "Aquilo que não é conhecido não é lembrado. A história é fundamental para todas as gerações. Ainda mais no RS, que só perde pra São Paulo e Minas Gerais em número de municípios. Muitos tiveram que lutar para virar município. E eu digo que isso é patriotismo: gostar do local onde a gente mora e batalhar por ele. Este livro materializa o orgulho dos nossos antepassados".

Obra de 59 páginas explica com conteúdo didático e linguagem acessível como o RS chegou aos atuais 497 municípiosObra de 59 páginas explica com conteúdo didático e linguagem acessível como o RS chegou aos atuais 497 municípios - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A primeira edição tem uma tiragem de cinco mil exemplares, que serão distribuídos, de forma gratuita, para prefeituras, escolas públicas e universidades. O secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, afirmou que o trabalho reflete uma necessidade de concentrar as informações em um documento só. "Uma das missões da secretaria é cuidar dos municípios, e isso inclui cuidar da história deles. Com o passar dos anos, as pessoas vão esquecendo suas origens, então é importantíssimo fazer esse registro. O Estado tinha essas informações, mas espalhadas. Então, unificamos tudo isso e fizemos um documento de estudo. Só o Estado de São Paulo tem um material assim, o que nos orgulha".

O governador entregou o primeiro exemplar para o prefeito de Pinto Bandeira, último município a se emancipar definitivamente em 2013. "Pinto Bandeira tem muito orgulho de estar aqui como o município mais novo. Saímos de Bento Gonçalves e somos cerca de três mil habitantes com muita força. A união é o nosso lema lá", disse o prefeito Hadair Ferrari.

Primeiro exemplar foi entregue ao prefeito Hadair Ferrari, de Pinto Bandeira, último município a se emancipar em 2013Primeiro exemplar foi entregue ao prefeito Hadair Ferrari, de Pinto Bandeira, último município a se emancipar em 2013 - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O livro também ficará disponível em formato digital para download no site da SPGG.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNET