Cultura

Forte Zeca Netto será palco da abertura oficial do Ano Cultural 2019 de Camaquã


Compartilhe:
15/03/2019 - 15h42min Foto: PMC/Divulgação Corrigir

Na terça-feira (19) acontecerá no Forte Zeca Netto, às 19 horas, a Abertura Oficial do Ano Cultural 2019 de Camaquã, apresentando a exposição “Registros e Memórias” e Happy hour com Lucas Campos.

Sobre o Curador Adriano Signorini Kath

Professor, historiador, pesquisador, mestrando em Memória Social e Bens Culturais, proprietário rural na região de ilhas do rio Camaquã, chão herdado de seus ancestrais maternos e paternos. Envolvido desde sua infância neste contexto cultural e histórico que abraça esta região do estuário do rio Camaquã, o autor dedica inteiramente suas pesquisas ao regionalismo. Expor, lembrar, reafirmar toda história que envolve este fragmento do município de Camaquã surge como objetivo principal ante o esquecimento irrompido da distância geográfica e demais adversidades que o tempo impõe ao local. Praticando o uso do método biográfico, periodicamente acontece visitações as famílias que tiveram seus ancestrais vivendo em diferentes ilhas, buscando firmar a singularidade de cada uma.

“...cada ilha tem sua história, as pessoas que encontro dividem comigo parte do passado de seus ancestrais, colonizadores que foram de grande valia no fomento a economia e sociedade camaquense, isto lá no século XVIII quando a atual região central do município inexistia...a estas pessoas todo meu agradecimento, esta exposição nasceu assim, pela contribuição de cada indivíduo consciente de que uma comunidade cresce imensuravelmente entendendo o seu passado pela preservação de suas memórias”.

A exposição “Registros e Memórias” que reproduz a experiência de visitar a sala da casa de alguém. Dada essa proximidade proposta pelo curador, ao examinar porta-retratos e resquícios de antigos ofícios, costurados com a história dessas famílias e suas moradas, passamos a conhecer um vasto universo de saberes e vivências únicas, as quais proporcionaram valores de grande relevância histórica e cultural para nossa região, para muito além do limite das ilhas.

Local: Forte Zeca Netto
De 20 a 28 de março
Horário de visitação: Segunda-feira das 13:30 às 17:30
De Terça à sexta-feira: 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Telefone para agendar sua visita: (51) 3671-5288

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARES