Cultura

Escritor camaquense entrega 5 mil revistas ilustradas através de projeto do FACRS

Na foto, Catullo Fernandes na escola Atahualpa Irineo Cibils, em Arambaré
27/05/2019 - 17h28min Corrigir

Paralelo ao espetáculo cultural “Barbosa Lessa um canto de saudade”, que está sendo realizado em três cidades, a Criarte Marketing & Eventos está coordenando a entrega de 5 mil exemplares da revista ilustrada “Lessinha e seus amigos”, em dez municípios da Costa Doce. Esta proposta de leitura, que também integra o projeto “Barbosa Lessa o multimídia do Sul do Brasil”, contemplada pelo Pró-cultura FAC RS, ocorre preferencialmente em escolas, instituições sociais e entidades tradicionalistas.

A obra, com texto do escritor Catullo Fernandes e ilustrações do artista plástico Caiaque, tem recebido plena aceitação onde tem sido apresentada. No mês de abril a agenda foi extensa com bate-papo com o autor no Colégio Estadual Bento Gonçalves da Silva e Biblioteca Pública Municipal Barbosa Lessa, em Cristal. Em parceria com a Secretaria da Educação e o projeto Mala de Garupa, coordenado por Márcio Lima dos Santos, ocorreu a entrega das revistas em Tapes, e também no 4º Seminário Estudantil promovido pela Secretaria da Educação comemorativo aos 135 anos de São Lourenço do Sul, com a participação do Centro de Escritores Lourencianos.

Em Camaquã o escritor visitou as escolas estaduais Manoel da Silva Pacheco e São Bernardino de Sena, as escolas municipais Dr. Nadir Medeiros e Osvaldo Aranha, o Grupo Folclórico Os Guapos e o CTG Sentinela Farroupilha, e ainda a aldeia Mbya Guarani Kaamirin Di, no distrito da Santa Auta.

No mês de maio em Chuvisca o encontro aconteceu no Centro Municipal de Eventos, com professores e alunos da EEEM Alaides Schumacher Pinheiro e das escolas municipais Santa Luzia e Arlindo Bonifácio Pires. Na oportunidade houve uma bela encenação do Grupo Cultural Nativista - GCN União dos Pagos de Chuvisca coordenada pelo instrutor Junior Almeida, em evento organizado pela Secretaria de Educação e Cultura. Já em Arambaré o apoio foi da Associação de Pesquisa Histórica de Arambaré (ASSOPHIA), com entregas na EEEM Dr. Donário Lopes e na EMEF Atahualpa Irineo Cibils.

Em Pelotas o escritor esteve na EMEF Ministro Fernando Osório, e no tradicional Colégio Gonzaga onde Barbosa Lessa estudou nos anos 1940, e naquela escola criou um grupo musical mirim – o Conjunto Os minuanos, tema da historinha. Nestas atividades o projeto contou com o apoio incondicional do Centro Literário Pelotense (CLIPE) e daAcademia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana.

Na capital do estado a visita aconteceu no Instituto do Câncer Infantil. Na ocasião o violonista Ricardo Cordeiro e a cantora Luana Fernandes apresentaram-se para as crianças e adolescentes acompanhados por suas mães e integrantes do quadro funcional desta grandiosa instituição - um patrimônio gaúcho e nacional.

A agenda que o projeto contempla encerra-se no mês de junho, com entregas em Guaíba e Piratini, que também receberá o show “Barbosa Lessa um canto de saudade”. “Acreditamos que estamos fazendo a nossa parte, difundindo a leitura, preservando a memória de Barbosa Lessa e divulgando nossa Camaquã Terra Farroupilha em várias cidades do Estado, em particular na Costa Doce”, resume o produtor cultural Catullo Fernandes.

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
LAVAGEM FERNANDES
BRICK DO TOMAZ
SUPER SÃO JOSÉ
RÁDIO SÃO JOSÉ
GRUPO WHATSAPP
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ART MÓVEIS
SKY INFOPARTNERS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
ADRIANO CONRADO
OLIDATA
Petroman
ELETRO CLIC
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +