Rural

Secretaria da Agricultura suspende aplicação do herbicida 2.4-D até o fim do ano

Químico é utilizado pelos sojicultores e vêm causando prejuízos em produções de frutas
03/12/2019 - 16h32min Corrigir

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural confirmou, nesta terça-feira, a suspensão da utilização do herbicida 2,4-D nas lavouras do Rio Grande do Sul até o dia 31 de dezembro. O químico, utilizado pelos sojicultores, estaria causando prejuízos em produções de frutas como uvas, azeitonas e maçãs, especialmente nas regiões da Campanha, fronteira Oeste, Central e Campos de Cima da Serra.

A proibição do herbicida foi avalizada pelo secretário da Agricultura, Covatti Filho, após reunião realizada, pela manhã, com técnicos do Grupo de Trabalho do 2.4-D. Nesta quarta-feira, será publicada no Diário Oficial do Estado uma instrução normativa decretando a proibição do 2.4-D.

A medida pode ser prorrogada pelo governo. No encontro, foram apresentados novos estudos. Das 143 amostras coletadas em 41 municípios gaúchos, 132 deram positivo para presença do agrotóxico.

Na semana passada, o Ministério Público recomendou que o governo determinasse a suspensão da aplicação do agroquímico enquanto durar a greve dos fiscais agropecuários, iniciada na terça passada. Na soja, o 2.4-D é usado para controlar plantas daninhas e invasoras e para aumentar a eficiência de outros herbicidas. Porém, o produto se espalha e destrói culturas mais sensíveis.

MAIS NOTÍCIAS

ADRIANO CONRADO
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
PEGLOW
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ROGÉRIO CALÇADOS
RÁDIO SÃO JOSÉ
Lucas Imobiliária
ELETRO CLIC
JOMAR GÁS
OLIDATA
OBA OBA
GRÁFICA.COM
SPEED CAR
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FORMATTA RH
SUPER SÃO JOSÉ
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +