Cultura

Festival Internacional Sesc de Música chega a 10ª edição em Pelotas

De 20 a 31 de janeiro, o município recebe atrações nacionais e internacionais da música clássica

Compartilhe:
21/01/2020 - 11h48min Matheus Garcia / Blog do Juares Corrigir

Teve início ontem (20) e se estende até o dia 31 de janeiro a 10ª edição do Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas. O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio - RS/Sesc, terá ao todo 60 espetáculos de música clássica espalhados por vários pontos da cidade nesses 12 dias, com apresentações totalmente gratuitas.

A abertura oficial ocorreu na tarde de ontem, com o tradicional cortejo pelo centro de Pelotas e contou com a presença da Orquestra Jovem Sesc Pará, composta por 72 integrantes, no concerto inicial, fechando a primeira noite de evento, no Theatro Guarany.

Este ano, mais do que nas outras edições, o festival contempla as apresentações no Theatro Guarany, que em 2020, completa 99 anos de história. E por conta do alto orçamento disponibilizado para a realização desta edição (R$1,6 milhão, R$400 mil a mais do que no ano passado), grandes nomes da música clássica nacional subirão ao palco do teatro: o bandolinista Hamilton de Holanda e o pianista André Mehmari.

Outra figura ilustre que marcará presença na 10ª edição do Festival Sesc de Música é o compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), em comemoração aos seus 250 anos de nascimento. Os artistas Arthur de Faria, com a Banda Tum Toin Foin, misturando rock e música de câmara, e o flautista Pedrinho Figueiredo, se apresentado ao lado da Salvagni Big Band, são as atrações gaúchas confirmadas. E, também, integrando a programação, estão os artistas com raízes locais: Kleiton & Kledir e o Grupo Tholl, que participará do evento de encerramento, no dia 31, no Largo do Mercado Público.

Para o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento, o festival celebra Pelotas, que conseguiu entrar para o mapa da música de concerto no Brasil. “Conseguir chegar na 10 edição de um festival de concerto é motivo de festa, ainda mais um evento com essa importância para a comunidade, com tudo que é desenvolvido na cidade. Sediar um evento internacional assim gera orgulho para todo o pelotense”, completou.

Como nos outros anos, o festival segue ministrando oficinas e conta com 53 professores de 14 países para atender 400 alunos de todo o Brasil. Essa iniciativa já reflete na programação, que tem formações musicais compostas através dessas oficinas, como a Orquestra do Areal e a Orquestra Municipal.

A próxima edição será lançada em junho e, a partir de julho, os estudantes já poderão se inscrever para as aulas. “Enquanto tivermos recursos do Sesc e apoio da prefeitura, vamos realizar o festival”, afirmou Silvio Bento.

Algumas informações adicionais:

Os ingressos antecipados são somente para os espetáculos no Theatro Guarany, mediante doação de um quilo de alimento não perecível, na bilheteria do teatro (Rua Lobo da Costa, 489), das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min.

Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos por apresentação (já foram distribuídas entradas para espetáculos até quarta-feira).

De segunda a sexta, podem ser retirados bilhetes para espetáculos de 23, 26 e 27 de janeiro. Dias 26, 27, 28, 29 e 30, para espetáculos de 28, 29 e 30.

Além dos ingressos distribuídos com antecedência, no dia das apresentações será disponibilizado na bilheteria do teatro um lote de cem entradas.

As apresentações noturnas acontecem sempre a partir das 20h30.

Veja a programação completa do festival e transmissões ao vivo de alguns concertos no site sesc-rs.com.br/festival.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASAABB
COMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ